Descarte de objetos cortantes no lixo comum prejudica trabalhadores da coleta de Aparecida


Vidros, espelhos e agulhas ferem coletores, que podem ficar afastados do trabalho por até 15 dias

Foto: Claudivino Antunes

Os acidentes envolvendo objetos cortantes e perfurantes tem se tornado cada vez mais constantes em Aparecida de Goiânia. O descarte indevido de cacos de vidro, espelhos, agulhas e seringas ferem os coletores de lixo e isso faz com que eles precisem se afastar dos trabalhos. Por consequência, a equipe diminui e atrasa a coleta.

Além do perigo claro de corte e perfurações profundas, há o risco de infecções por decorrência dos lixos hospitalares descartados em lixo comum. A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Vale Norte, empresa responsável pela coleta no município, alertam para a importância de se fazer o descarte correto dos resíduos para fortalecer a segurança dos catadores.

“O maior impacto é o risco de o colaborador adquirir alguma doença, no caso de ferimentos com agulhas e no caso de objetos infectados. Isso faz com que a equipe diminua, já que os atestados normalmente são de 10 a 15 dias, a depender da gravidade do corte”, afirma o gerente de unidade da Vale Norte, Wagner Pinheiro.

Pinheiro ressalta ainda que é importante garantir a segurança dos coletores e esse papel passa primeiramente pelo comportamento da população. “Os acidentes são recorrentes, por isso é importante deixar claro à população a importância do cuidado que devem ter com o profissional da coleta”, pontua.

O coletor Lucas Inácio da Silva conta que já se cortou em serviço por conta da acomodação inadequada de vidros. “Esse é o nosso grande vilão, sempre tem alguém que se machuca na coleta”, afirma Lucas. Durante a coleta de hoje no Setor Village Garavelo, ele recolheu diversas garrafas e um saco contendo cacos de espelho. “Na hora do trabalho a gente pega o lixo com velocidade, não vê o conteúdo e acaba se machucando”, afirma o coletor.

A diretora de Resíduos Sólidos da SDU, Larissa Brandão, indica algumas formas para o descarte correto de objetos cortantes. Tanto o vidro quebrado quanto as agulhas e seringas podem ser descartados de três formas diferentes, como explica Larissa.

Secom da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

118 thoughts on “Descarte de objetos cortantes no lixo comum prejudica trabalhadores da coleta de Aparecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *