Previdência: Reconhecimento automático acelera pedidos de benefícios no INSS
Apenas no mês de setembro, foram mais de 159 mil decisões realizadas de maneira automática
Desde que foi lançado, o sistema de reconhecimento automático tem agilizado os pedidos de cidadãos que solicitam análise de benefício, pedidos de aposentadoria, salário maternidade, benefícios a PCDs e idosos, entre outros serviços do INSS. A análise automática é realizada com base nas informações inseridas pelo usuário em todos os sistemas do governo, diminuindo o tempo de espera.
A inovação possibilitou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrasse em outubro de 2022 o menor estoque de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais dos últimos anos.
Apenas no mês de setembro, foram mais de 159 mil decisões realizadas de maneira automática. Desse montante, foram decididos 79 mil benefícios assistenciais e cerca de 80 mil benefícios previdenciários.
Para ter acesso ao reconhecimento automático, o usuário, na hora do pedido do benefício, responde algumas perguntas e o sistema compara os dados nas bases do governo. Com os dados conferidos pelo sistema, sem que qualquer divergência impeça o reconhecimento automático do direito, a análise é concluída e o pedido aprovado. Caso exista necessidade, seu pedido prosseguirá para análise manual de um servidor para ser aprovado.
As perguntas, porém, precisam ser respondidas corretamente, de acordo com o que está na base do sistema. É preciso também fornecer os documentos solicitados, nítido e com foto, seus vínculos e atividades, sem deixar nada fora do simulador. O sistema compara o direito a solicitação ao que está na Legislação e obedece a Lei de Proteção de Dados (LPD), garantindo assim, a segurança em todo o procedimento.
Dataprev – A empresa de tecnologia parceira do Governo Federal é quem desenvolveu o sistema de automação do INSS, além de comparar dados da base do governo, a lei e as respostas informadas.
Saiba mais sobre o Reconhecimento Automático aqui.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência.
- Mega Moda inaugura 50 lojas
- Evento natalino em Goiás: Natal do Bem já recebeu 175 mil pessoas
- Governo Federal lança 4ª fase do plano de ação contra desmatamento do Cerrado
- Estudantes do ensino médio terão poupança para permanecer na escola
- Lei Maria da penha: homem denunciado pelo MPGO por 8 crimes de violência doméstica, é condenado a 25 anos de prisão, em Cristalina
Is it something i need to worry about levitra 10mg belgique Some of the most obvious signs of venous diseases
Hi to every body, it’s my first visit of this blog; this web site
includes remarkable and really excellent information in favor
of readers.
Greetings! Very useful advice within this article!
It’s the little changes that will make the most important changes.
Thanks a lot for sharing!
I do believe all the ideas you’ve introduced in your post.
They are really convincing and will certainly work.
Still, the posts are too short for beginners. May you please extend them a bit from subsequent
time? Thank you for the post.