Antiguidades na decoração: quais as peças mais procuradas e como conservar
Objetos antigos podem ser usados para renovar os ambientes, mas necessitam de cuidados específicos por parte dos donos
Utilizar peças antigas para decorar os ambientes é uma boa opção, já que as antiguidades, geralmente, são artigos únicos e apresentam várias características que podem dar a essa decoração mais personalidade e uma beleza diferenciada. Além disso, os objetos antigos possuem uma série de vantagens que não são encontradas em diversas peças produzidas em anos mais recentes, como maior durabilidade e qualidade da matéria-prima usada para a sua confecção.
Escolher bem as antiguidades para compor a decoração é tão importante quanto saber os cuidados que devem ser tomados para conservá-las. Móveis, quadros e esculturas são alguns exemplos de artigos que costumam ser encontrados em estabelecimentos como antiquários. É o que pode ser verificado no Antiquário Brechó Goiano, que atua no Centro de Goiânia há mais de 25 anos e é referência nesse ramo em Goiás.
O proprietário do espaço, Wanderlei Marques, explica que existem dois tipos de consumidores que procuram antiguidades para utilizar como decoração. “Tem a pessoa que ama antiguidades e vive indo atrás disso, mas também aquela que gosta de alguns tipos de peças antigas e busca fazer uma composição junto com itens mais modernos”, conta. Ele também ressalta que alguns procuram itens de antiquário para suas próprias residências, enquanto outros decoram até ambientes de trabalho com artefatos desse tipo.
Independente da finalidade que o cliente escolhe dar para os objetos antigos que adquire, Marques reforça a importância deles. “Tratam-se de artigos clássicos, em sua maioria, e que sempre têm história. Além disso, uma peça antiga e usada que uma pessoa não quer mais pode ser utilizada por outra”, especifica o dono do espaço, ao destacar também o consumo consciente que é estimulado nesse ramo.
Conservação
Para serem usadas por um novo dono, as antiguidades podem passar por alguns processos, seja para garantir maior durabilidade ou para renovar sua aparência. Entre eles, estão restauração, pintura e tratamento com seladora e verniz. Esse tratamento é indicado, especialmente, para garantir melhores resultados para madeiras antigas e é um serviço oferecido no próprio Antiquário Brechó Goiano. Para os demais serviços, a equipe do espaço indica aos clientes profissionais de estabelecimentos especializados em restauração de peças antigas.
Também é muito importante que o proprietário das antiguidades tome cuidados extras para conservar as peças sempre em bom estado. No caso de madeiras, é necessário passar cera de carnaúba para hidratar o objeto ou móvel. Já itens de prata demandam polimento, enquanto artefatos que não são de madeira nem de prata precisam somente de limpeza, conforme indica Wanderlei Marques. “Outro ponto é tomar cuidado para não deixar a antiguidade exposta ao sol ou à chuva, principalmente se ela for feita de madeira”, complementa.
Exemplares
No Antiquário Brechó Goiano, as peças que mais costumam ser escolhidas pelos consumidores para decoração são esculturas feitas em barro ou em petit bronze, quadros e abajures, sendo que algumas dessas obras são assinadas por artistas plásticos reconhecidos. Um dos exemplares trata-se de uma escultura de barro que representa Nossa Senhora da Paz, com fios de ouro em alguns ornamentos de sua estrutura, produzida pela artista goiana Norma Caiado em 1992.
Outra escultura em barro disponível no local é do também artista goiano Elifas Modesto e representa a imagem de uma mãe e sua filha. Entre as esculturas de petit bronze, estão uma que traz a figura de uma águia e outra representando um cavalo. Na área de abajures e luminárias, podem ser encontrados um par de arandelas, com estruturas feitas de bronze maciço e madeira, e um par de luminárias que têm corpos em louça, bases em metal e cúpulas em tecido.
Já para os amantes de quadros, o antiquário conta com um amplo acervo de telas, incluindo gravuras, pinturas e tapeçarias de parede. Um exemplo é um tipo de quadro que representa a Virgem Maria, conhecido como madona. A do artista Eldo Dias, que é mineiro, mas radicou-se em Goiânia, foi feita com a técnica de óleo sobre tela e tem moldura em madeira maciça, com entalhes manuais.
O Antiquário Brechó Goiano fica aberto de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, e aos sábados, das 09 às 13 horas, na Rua 3 nº 13, em frente à Praça Dr. Borges dos Santos Dias, no Setor Central, em Goiânia. As peças também podem ser conferidas pelos interessados por meio do perfil @antiquariobrechogoiano no Instagram.
- Secretaria de Educação de Goiânia abre Semana da Primeira Infância em evento com participação de 2 mil profissionais, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- Prefeitura de Goiânia conclui renovação de matrículas de estudantes veteranos nesta quinta-feira (30/11)
- STJ: doação do bem de família ao filho não é fraude à execução fiscal
- AHEG promove evento para apresentar as atualizações do Programa de Controle de Infecção (PCI) em serviços de saúde
- Carros e motos: Lucid Motors revela seu primeiro SUV elétrico
Thanks for sharing your thoughts on Hair loss from hormonal birth control.
Regards