INEP está com inscrições abertas para elaboradores de itens do Revalida

Professores de medicina têm até o dia 27/2 para se inscrever no Sistema BNI. Convocações para a capacitação serão feitas entre 28/2 e 17/3

Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, na última sexta-feira, 10 de fevereiro, seleção para elaboradores de itens do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O processo seletivo é voltado para professores de medicina e as inscrições vão até 27 de fevereiro, por meio do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior.

É necessário ser médico e docente de graduação da área. Para comprovar a docência, o interessado deverá apresentar, entre outras documentações, a Declaração de Exercício de Atividade Docente – o modelo está anexado ao edital –, assinada pelo coordenador do curso ou por outro representante legal da instituição em que leciona. O candidato deverá indicar a área do exame para qual pretende elaborar itens. São elas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O Inep irá considerar os seguintes critérios de pontuação:

  • Título de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).
  • Tempo de experiência docente.
  • Participação em edições anteriores como elaborador e revisor de itens para o Revalida, para exames de residência médica e testes de progresso, bem como para outros exames na área da medicina.

O interessado, então, deverá anexar, no momento da inscrição, os seguintes comprovantes: diploma ou certificado de pós-graduação, expedidos por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já as experiências em edições anteriores do Revalida serão verificadas a partir dos dados armazenados nas bases do Inep. Cabe pontuar que os professores aprovados poderão produzir questões para outros exames da área médica amparados pelo BNI da Educação Superior. 

Confira o cronograma de atividades do processo seletivo:

  • Inscrições: 10 a 27 de fevereiro (por meio do Sistema BNI).
  • Seleção e convocação para capacitação: 28 de fevereiro a 17 de março.
  • Capacitação de elaboradores de itens: 17 de março a 2 de abril.
  • Primeira oficina de elaboração de itens: 7 de abril a 7 de maio.

Acesse o edital

Acesse o Sistema BNI

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *