Assédio e Segurança do Trabalho fecham Sipat do Heapa

Após cinco dias de palestras e atividades, chegou ao fim nesta sexta-feira (24 de março), a IX edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa). Cerca de 40 colaboradores estiveram presentes no auditório do Heapa para acompanhar o último dia do evento que começou com a palestra principal sobre “Assédio”. O tema foi tratado pela delegada Cybelle Tristão, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Aparecida de Goiânia (Deam). 

A delegada explicou aos presentes quando o assédio se torna um problema no ambiente de trabalho. “Cada um precisa saber diferenciar uma brincadeira de algo sério, que ultrapassa os limites. Não podemos aceitar um comportamento considerado habitual na sociedade dentro do trabalho, pois todo assédio é crime”, completou Cybelle. A programação de encerramento terminou com a palestra sobre “Gerenciamento de Riscos”, no período noturno, ministrada pelo técnico de Segurança do Trabalho, Nelson Luiz Silva. Segundo o técnico, o “importante é criar uma linha de atenção e proteção aos trabalhadores em relação a potenciais riscos no ambiente, garantindo assim a segurança deles e dos demais numa possível situação de perigo”, alertou.

Durante a semana, vários outros assuntos foram trazidos para debates, entre eles: a proteção radiológica, como ter uma comunicação assertiva, como evitar o risco biológico e ocupacional no ambiente de trabalho e como elevar sua autoestima. Para o colaborador Cristiano de Jesus, do setor de Faturamento, o ponto alto da semana foi a participação da delegada Cybelle. “Essa palestra é muito importante para as mulheres do Brasil. Se cada uma tivesse coragem de fazer a denúncia, o índice de feminicídio diminuiria ou até acabaria. A importância de fazer a denúncia pode salvar a vida de uma mulher”, disse Cristiano. 

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), e com apoio dos demais setores do Heapa, a Sipat teve um saldo positivo. “Sabemos o quanto é complicado os colaboradores se deslocarem do seu posto de trabalho para acompanhar qualquer evento no hospital. Mas, com muito esforço e união, conseguimos fazer uma programação diversificada, leve e divertida, e tivemos um retorno maravilhoso”, agradeceu a técnica em Segurança do Trabalho, Carla Ramos. A Sipat é um evento realizado anualmente como recomendação das leis Trabalhistas e tem como objetivo levar aos colaboradores do hospital informações que  façam todos refletirem sobre seu comportamento em relação aos riscos com a saúde e segurança no hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *