Páscoa 2023: Conheça a origem da festa e o que o coelho tem a ver com os ovos de chocolate
Coelhinhos da Páscoa, ovos de chocolate e comidas típicas compõem a tradição pascal – que, cá entre nós, é uma tradição irresistível, não é? O dia da Páscoa 2023 é 9 de abril, também chamado de Domingo de Páscoa. Mas por que a Páscoa é sempre no domingo? E o que o coelho tem a ver com os ovos? Calma, tudo tem uma explicação. Vem com a gente e descubra tudo sobre a história da Páscoa.
Depois da leitura, a gente garante que você verá a Páscoa 2023 com outros olhos!
A origem da Páscoa
A origem da Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo, que aconteceu três dias após a crucificação. Em meados do século IV, a festa já estava institucionalizada entre os cristãos e era muito popular em várias partes do mundo conhecido.
A Páscoa é a maior celebração do cristianismo e por isso o costume é reunir-se com a família, saborear pratos deliciosos no almoço e esbaldar-se com ovos de chocolate. Mas por qual motivo? Justamente pelo sentido da Páscoa: renovação, vida nova e esperança – tudo o que representa a ressurreição de Jesus Cristo para os cristãos.

O ovo de Páscoa e o coelho: símbolos da data
Alguns símbolos da Páscoa precedem a própria celebração da Páscoa cristã e até da Páscoa judaica, como é o caso do ovo de Páscoa. Registros arqueológicos apontam que as primeiras civilizações da região da Mesopotâmia, do Antigo Egito e alguns povos africanos tinham o ovo como um importante símbolo de fertilidade e de renascimento. Ovos de avestruz e de outros animais eram decorados e oferecidos para saudar a primavera e a deusa da fertilidade. Com o passar dos anos, o cristianismo se expandiu para a região da Mesopotâmia, e a partir de uma junção cultural, o ovo passou a ser também um símbolo da Páscoa, sendo uma metáfora para a ressurreição de Jesus Cristo.
E o coelhinho da Páscoa? Ora, esse tradicional símbolo da Páscoa surgiu entre os povos germânicos, na Idade Média, para comemorar o início da primavera no hemisfério norte. A lebre – parente do coelho – era um símbolo de fertilidade e vida, pois procria rapidamente e tem muitos filhotes. E, justamente, na primavera é que começa a época de acasalamento desses animais. Assim, o cristianismo incorporou esse simbolismo na Páscoa, substituindo a lebre pelo coelho como um dos símbolos da Páscoa, destacando a vida nova de Cristo.
Agora que já conhecemos toda a história sobre as origem da Páscoa e alguns costumes tradicionais, vale a pena colocar em prática. A nossa sugestão é reunir a família, principalmente a criançada, para vocês se divertirem na cozinha e fazerem ovo de Páscoa e outras deliciosas receitas de Páscoa!
Receitas de Páscoa: Sobremesas
A Páscoa é um feriado repleto de doces! Assim, não podemos esquecer a sobremesa de Páscoa. Pavês, tortas e doces de travessa: são muitas as opções de receitas para fechar o almoço de Páscoa em grande estilo.
Como surgiu o ovo de Páscoa de chocolate?
Na história da Páscoa, os registros dos primeiros ovos de chocolate datam do início do século XIX, e foram produzidos como receitas de Páscoa na França e na Alemanha. Entretanto, o ovo de Páscoa era bem diferente do que conhecemos hoje: eles utilizavam ovos de verdade; retiravam a clara e a gema, sem quebrar a casca, depois recheavam com chocolate.
Décadas mais tarde, em 1873, os primeiros ovos de Páscoa totalmente de chocolate foram produzidos na Inglaterra. Só que esses ovos eram maciços – ou seja, não eram ocos como os que costumamos ver hoje. Somente a partir do século XX foi que os ovos de chocolate começaram a ser produzidos com o interior oco e uma grande variedade de recheios – alguns inclusive com surpresas dentro! Afinal, quem não gosta de uma boa sobremesa de Páscoa? E assim, fizeram o ovo de Páscoa da maneira que conhecemos e tanto amamos, e que logo se tornou uma das receitas de Páscoa tradicionais!
Você sabe por que a Páscoa não cai todo ano no mesmo dia?
A Páscoa 2023 cai no dia 9 de abril, mas essa comemoração é uma data móvel (como o Carnaval): ou seja, em cada ano é celebrada em um dia do mês diferente, mas sempre no domingo. Mas por quê? Por causa do calendário lunar. Isso mesmo, a data da Páscoa depende da lua: o Domingo de Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. Isso foi definido em 325 d.C. pelo decreto do Concílio de Niceia, convocado pelo imperador Constantino.
E o que é equinócio? É um fenômeno da natureza que faz com que o dia e a noite tenham duração igual. Neste caso, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte, que geralmente acontece nos dias 20 ou 21 de março – fato que está relacionado com a história da Páscoa antes mesmo do cristianismo (como já veremos).
No entanto, as projeções do calendário lunar não eram tão precisas na Antiguidade. Por isso, no século XVI, quando estabeleceram o calendário gregoriano – o que usamos atualmente –, o Domingo de Páscoa passou a ser entre os dias 22 de março e 25 de abril, o que melhorou a adaptação com o calendário lunar.
O sentido da Páscoa e da quaresma
Às vezes o verdadeiro significado da Páscoa pode passar despercebido – por isso, a quaresma é um período que ajuda a relembrar esse sentido. Começa na Quarta-Feira de Cinzas, um dia depois do Carnaval, simbolizando o arrependimento dos erros e omissões, e termina na quinta-feira da Semana Santa, dia que antecede a data em que Jesus foi crucificado (Sexta-Feira Santa).
A quaresma dura 40 dias, período que simboliza o tempo que Jesus Cristo passou no deserto antes de iniciar sua vida pública.
Para relembrar o verdadeiro significado da Páscoa, os cristãos fazem orações, praticam obras de misericórdia, jejum, restrições e traçam metas de desenvolvimento pessoal. Muitas pessoas também aproveitam esse período para crescer em autocontrole e ficam sem comer carne vermelha nas quartas e sextas-feiras, que remetem à Quarta-Feira de Cinzas e à Sexta-Feira Santa. O bom é que não faltam receitas de peixes nem receitas sem carne para ajudar essas pessoas a se preparem para a Páscoa!
Páscoa judaica: a origem da Páscoa antes do cristianismo
Você sabia que a história da Páscoa é anterior ao cristianismo? Há muitos séculos que os judeus comemoram a Páscoa judaica, o Pesach (que em hebraico, significa “passagem”) no início da primavera no hemisfério norte. Nessa celebração, os judeus de antigamente faziam ofertas dos frutos das novas colheitas para simbolizar o renascimento e uma nova vida.
Entretanto, o verdadeiro significado da Páscoa para os judeus é outro. Celebra-se a libertação do povo hebreu, liderado por Moisés, da escravidão no Egito. Atualmente, a Páscoa judaicaé comemorada durante vários dias e, assim como a Páscoa cristã, representa um momento de reflexões, orações e festas. Em 2023, a Páscoa judaica vai ser celebrada entre os dias 5 e 13 de abril.
Mais curiosidades e costumes da Páscoa
Vimos que o costume de decorar o ovo de Páscoa já existia antes do cristianismo. Mas, depois que a tradição passou a fazer parte da Páscoa cristã, começou-se a pintar os ovos de Páscoa de vermelho, simbolizando o sangue de Jesus Cristo. Além disso, era uma maneira de distinguir os ovos de Páscoa dos ovos comuns – afinal, não havia ainda, é claro, os ovos de chocolate.
Detalhe: assim como a carne vermelha, não era permitido comer ovos durante a quaresma – por isso, havia muitos ovos disponíveis na Páscoa. Além disso, os ovos eram utilizados em várias receitas de almoço de Páscoa.
O ovo de Páscoa colorido despertou a criatividade das pessoas que começaram a fazer jogos e brincadeiras: caça ao ovo de Páscoa, luta de ovos e a corrida do ovo.
E você sabia que não é só no Natal que decoram as árvores? Pois é, a Páscoa também pode ter árvore, dependendo de onde você more! Na Alemanha e na Áustria, existe uma antiga tradição de pendurar ovos coloridos nas árvores durante a Páscoa. Esse costume é chamado de ostereierbaum ou osterbaum. Lembra que a lebre era o símbolo de fertilidade dos povos germânicos? Adivinha quem carrega os ovos e pendura-os nas árvores? O coelhinho da Páscoa! Daí que surgiu a ligação entre os dois principais símbolos da Páscoa – que presenciamos até hoje, nesta Páscoa, 2023 anos depois de Cristo.
Origem da Páscoa, significado da Páscoa, data da Páscoa: agora você sabe quase tudo sobre esse feriado e poderá aproveitar ao máximo a sua Páscoa 2023. Incrível, não é mesmo?
Fonte: nestle.com.br
- Mega Moda inaugura 50 lojas
- Evento natalino em Goiás: Natal do Bem já recebeu 175 mil pessoas
- Governo Federal lança 4ª fase do plano de ação contra desmatamento do Cerrado
- Estudantes do ensino médio terão poupança para permanecer na escola
- Lei Maria da penha: homem denunciado pelo MPGO por 8 crimes de violência doméstica, é condenado a 25 anos de prisão, em Cristalina