Foco na Saúde evidencia os hospitais estaduais
HUGOL é um exemplo de unidade de saúde de alta e média complexidade em urgência e emergência, com foco em traumatologia, queimaduras e medicina intensiva
A quinta e última reportagem da série Foco na Saúde, exibida no O Mundo em sua Casa desta sexta-feira (14), mostrou o papel dos hospitais ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento de saúde especializado de média e alta complexidade, como cirurgias eletivas e tratamentos clínicos de acordo com cada especialidade, é realizado após encaminhamento, devido ao processo de troca de informações entre as redes de atenção à saúde no SUS.
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) é uma unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás 100% voltada ao SUS. O hospital é habilitado como Centro de Referência em Assistência a Queimados de alta complexidade pelo Ministério da Saúde e é referência no atendimento pediátrico a vítimas de traumas. É, ainda, uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e extensão universitária, com banco de sangue próprio.
“Definimos duas vias de entrada, a espontânea e a regulada. O paciente dá entrada na unidade e passa pela triagem e é atendido quando espontânea. Já na regulada, ele pode vir por encaminhamento de urgência, quando as fichas são triadas previamente pelo Complexo Regulador Estadual e o paciente encaminhado para a unidade, ou através de uma avaliação pela equipe do NIR (Núcleo Interno de Regulação)”, explicou a supervisora do Núcleo Interno de Regulação do HUGOL, Bárbara Massi Mendes.
O HUGOL possui uma estrutura física de quase 72 mil metros quadrados, distribuídas em 14 salas de cirurgia, 21 salas de ambulatório e cinco pavimentos para internação. Ao todo, são com 512 leitos ativos, dos quais 466 são para internação e 96 de UTI. A qualidade dos serviços oferecidos é reconhecida. “Hoje a gente conta com certificação da Organização Nacional de Acreditação – ONA – nível máximo (ONA 3), sendo o único hospital público 100% SUS do Brasil acima de 500 leitos a ter essa certificação. A gente consegue garantir que o usuário tenha qualidade ao ser atendido dentro do HUGOL”, disse a médica do HUGOL, Heloíse Helena Medeiros.
Outros 22 hospitais públicos estaduais estão espalhados por todas as regiões goianas, como o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) são algumas das unidades equipadas e prontas para atender quem precisa.
Por ABC Digital
- Secretaria de Educação de Goiânia abre Semana da Primeira Infância em evento com participação de 2 mil profissionais, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- Prefeitura de Goiânia conclui renovação de matrículas de estudantes veteranos nesta quinta-feira (30/11)
- STJ: doação do bem de família ao filho não é fraude à execução fiscal
- AHEG promove evento para apresentar as atualizações do Programa de Controle de Infecção (PCI) em serviços de saúde
- Carros e motos: Lucid Motors revela seu primeiro SUV elétrico
Excellent goods from you, man. I’ve be aware your stuff previous to and you’re just extremely great.
I really like what you’ve obtained here, really like what you are
stating and the way by which you assert it. You make it enjoyable and you continue to
care for to keep it sensible. I can’t wait to read far more from you.
This is really a terrific web site.