Prevenir é a melhor solução para proteger seu pet

Mesmo cães e gatos que não saem de casa podem ser infectados e, consequentemente, infectar sua família.

Eles cheiram, lambem e mordem tudo o que veem pela frente. Cães e gatos têm uma forma muito peculiar de explorar o mundo. Embora seja um hábito natural, essas pequenas atitudes podem expô-los a vermes e, consequentemente, sua família. Claro que a ideia não é que você deixe de passear com seu pet, pelo contrário! Nada melhor para a saúde do seu amigo de quatro patas do que correr e caminhar ao ar livre, desde que esteja protegido. Até porque, mesmo aqueles que não saem de casa não estão 100% livres dos parasitas, ao contrário do que muitos acreditam – 20% dos gatos que só vivem em casa são infectados. Por isso, proteger é o melhor remédio!

Ovos de vermes e larvas podem ser encontrados na terra, na grama, no chão e em objetos. Passam para o solo através das fezes de um animal infectado, infectando, por sua vez, os pets que ingerem acidentalmente esses ovos.

Já nós, humanos, podemos levar ovos de parasitas para casa, seja em sapatos e roupas. Mães infectadas também podem transmitir vermes aos filhotes durante a gestação e através do leite. E aquela lagartixa ou inseto contaminado que vira motivo de caça para seu gatinho também pode estar contaminado.

Sintomas mais comuns

Embora haja sinais de que seu amigo de quatro patas possa estar infectado por parasitas, alguns deles não apresentam sintomas, mas podem contaminar o ambiente e colocar outros animais e humanos em risco.

Os cães tendem a apresentar sintomas de forma mais aparente que os gatos, já que aparentar qualquer alteração no comportamento pode tornar o gato um alvo fácil para seus predadores. Por isso, fique sempre atento ao comportamento do seu gatinho. Procure um médico-veterinário se ele ficar mais quieto, apático, não comer direito – ou não comer nada -, não urinar ou fazer xixi fora do lugar e se perder peso.

Os sintomas mais comuns desses peludos quando são infectados por vermes são diarreia, perda de apetite, desidratação, vômito, anemia, pelos opacos e quebradiços, tosse seca causada pela traqueíte, bronquite ou até pneumonia, podendo ser acompanhada de febre caso haja infecção bacteriana secundária, falta de ar, intolerância ao exercício, mucosas pálidas ou arroxeadas, perda de peso, constipação.

Prevenção e campanha

protegera melhor solução é proteger seu pet. Por isso, médicos-veterinários recomendam tratar os animais de estimação com vermífugo regularmente.

Para conscientizar tutores como você sobre a importância da vermifugação periódica até mesmo para os peludos que não saem de casa, a Elanco deu início ao movimento “Xô, Verme!”.

A iniciativa reforça a recomendação de que a vermifugação aconteça a cada três meses, ou a critério do médico-veterinário, já que os pets estão frequentemente expostos ao risco de contrair vermes.

Linha de produtos da Elanco

A Elanco possui opções para cães e gatos, em diferentes apresentações e formas de administração para que você consiga adequar às necessidades do seu pet. As marcas Drontal™ e Milbemax™ assinam a campanha “Xô, Verme!”.

A linha Drontal™ é a família de vermífugos mais completa do mercado, oferecendo rápida proteção contra vermes intestinais em cães e gatos. Há diversas formas de aplicação, ideal para cada fase e que atende a diferentes perfis dos pets. As apresentações de cães tratam também a , uma infecção intestinal causada pelo protozoário giárdia.

Milbemax™ é o minicomprimido de dose única mensal e de fácil administração para o tratamento e controle de infestações intestinais por vermes chamados achatados e redondos, além da prevenção da dirofilariose (verme do coração).

Mais ações para proteger seu pet

  • Mantenha a cama do seu peludo limpa;
  • Limpe as fezes do seu pet e esvazie a caixa de areia em caso de gatos todos os dias;
  • Ofereça ração de alta qualidade na quantidade suficiente, conforme recomendação do fabricante, de acordo com o porte e a fase de vida do seu pet. Isso vai diminuir o interesse pela caça;
  • Lave sempre as mãos depois de qualquer contato com seu pet;
  • Higienize o local onde seu pet urina e defeca utilizando produtos a base de amônia quaternária.

Conteúdo produzido pela empresa Elanco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *