Governo de Goiás financia construção de aeronave goiana de baixo custo

Um protótipo foi apresentado na Aviation XP Centro-Oeste, feira de aviação realizada dias 28 e 29 deste mês no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia 

O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, financia parte do projeto de um avião inédito no Brasil fabricado em Goiânia, o Fits F2, que voa a 200 quilômetros por hora, tem autonomia de até 10 horas e o custo médio da hora/voo de R$ 150,00, com capacidade para até três pessoas, podendo voar por até dez horas sem necessidade de abastecer. Ele possui paraquedas balístico, o que permite o pouso da aeronave em segurança mesmo com pane total elétrica, além de painel moderno e minimalista.

O Jornal Brasil Central fez reportagem mostrando o aeroplano que é destaque na Aviation XP Centro-Oeste, feira de aviação realizada nos dias 28 e 29 deste mês, no Aeroporto Santa Genoveva. O projeto foi finalizado no Aeródromo Brigadeiro Mário Eppinghaus, na Vila Mutirão, em Goiânia, sob os auspícios do empresário e engenheiro aeronáutico Luciano Ribeiro de Castro, o engenheiro mecânico e aeronáutico Celso Faria de Souza e o piloto de jatos executivos Klezio Gomes Marinho Matos.

Entrevistado, o comandante Klezio Gomes Marinho Matos disse ser emocionante integrar essa equipe, que tem bagagem na aviação, fazendo um avião muito confiável e que satisfaz os pré-requisitos de aeronavegabilidade, “com aprovação e aceitação por parte da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). É uma máquina que vai encurtar as distâncias e otimizar as viagens das pessoas no Brasil, que é um país tão continental. A gente é muito carente de uma máquina que reduza a distância entre as cidades, porque no Brasil não temos cobertura de linha aérea suficiente”. Nos próximos dias a aeronave vai passar pelos ensaios em voo, para a certificação de uso.

Presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo informou que ela está financiando R$ 385 mil, por meio da linha Inovacred, que faz parte do Programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “O governador Ronaldo Caiado tem tido uma preocupação muito grande no sentido de dar esse apoio a essas pessoas que querem fomentar a indústria e o comércio no nosso estado de Goiás, ajudando-as a realizarem seus projetos”, afirmou.

Por ABC Digital

One thought on “Governo de Goiás financia construção de aeronave goiana de baixo custo

  • 7 de setembro, 2023 em 11:51
    Permalink

    I think this is one of the most vital information for me. And i’m glad reading
    your article. But want to remark on some general things, The web site style is perfect, the
    articles is really great : D. Good job, cheers

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *