Integrado pelo MPGO, Comitê Goiano pela Primeira Infância realiza evento no dia 14, para adesão de municípios a Pacto Nacional
Evento busca mobilização para adesão ao pacto
O Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, que tem entre seus integrantes o Ministério Público de Goiás (MPGO), realizará no dia 14 deste mês o evento Pacto Goiano pela Primeira Infância: Eu me Comprometo!, no auditório do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), das 9 horas às 18 horas, destinado a formalizar a adesão de prefeitas e prefeitos de municípios goianos ao pacto. O encontro contará com palestras de gestores e especialistas, além de oficinas e apresentação cultural, reunindo prefeitos, secretários municipais e autoridades de todo o Estado para debater sobre políticas públicas para a primeira infância. Para acessar a programação do evento, clique aqui.
Idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e lançado em 2019, o Pacto Nacional pela Primeira Infância tem como proposta unir esforços do sistema de Justiça, de órgãos públicos do Poder Executivo e de entidades do terceiro setor e da academia para efetivar direitos previstos na legislação para a população brasileira com menos de 6 anos, a faixa etária de maior importância para o desenvolvimento de uma criança.
A importância da priorização dessa faixa etária se justifica porque o período que compreende a gestação até os seis primeiros anos de vida é fundamental para o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos físico, psíquico, emocional, cognitivo e social.
No entanto, as condições socioeconômicas desfavoráveis a que se encontram submetidas milhões de crianças nessa faixa etária no Brasil constitui fator de vulnerabilidade e risco de violação aos direitos e garantias previstos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).
Objetivo do evento é incentivar a elaboração de planos municipais
Integram o Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, além do MPGO e do TCE, o governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), a Assembleia Legislativa de Goiás, a Defensoria Pública do Estado, o município de Goiânia, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), e a Arquidiocese da Capital. A adesão das instituições ao pacto nacional ocorreu em abril do ano passado, em solenidade realizada no TJGO.
Para auxiliar na mobilização para o evento do dia 14, a Área da Infância e Juventude enviou ofício circular a membras e membros do Ministério Público com atuação em relação ao tema, solicitando a contribuição na divulgação do convite aos gestores municipais.
Após a realização do encontro, o objetivo é que os gestores elaborem seus Planos Municipais Intersetoriais pela Primeira Infância (PMPI), a exemplo do que foi feito em Luziânia. Em maio deste ano, o município lançou o seu PMPI, o primeiro do gênero no Estado de Goiás. Além de órgãos municipais, a iniciativa é integrada pelo Juizado da Infância, pelo Ministério Público na comarca e por outras instituições públicas e da sociedade civil.
Para mais informações sobre o Pacto Nacional da Primeira Infância, acesse aqui.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MPGO
- AHEG promove evento para apresentar as atualizações do Programa de Controle de Infecção (PCI) em serviços de saúde
- Carros e motos: Lucid Motors revela seu primeiro SUV elétrico
- Número de turistas estrangeiros em outubro de 2023 equipara patamar pré-pandemia
- Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue
- Hemu realiza blitz educativa para conscientizar seus colaboradores sobre o câncer de próstata