Por proposição de Charles Bento, Alego rendeu homenagem aos instrutores de trânsito na noite de 6ª-feira, 27

No evento, 150 profissionais da área receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

Em sessão solene proposta pelo deputado Charles Bento (MDB), o Dia do Instrutor de Trânsito, comemorado em 16 de outubro, foi lembrado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na noite de sexta-feira, 27.

Crédito de imagem: Denise Xavier

Foi uma noite de casa cheia para homenagear os profissionais responsáveis pela formação dos novos motoristas que chegam, todos os dias, ao trânsito das cidades.

Após a execução do Hino Nacional, o propositor da homenagem fez uso da palavra. Bento iniciou seu discurso chamando os instrutores de “colegas de profissão”, já que ele é originário da categoria. O parlamentar afirmou que a oportunidade celebra não só a importância dos instrutores de trânsito, mas também o compromisso que cada um dos profissionais mantém com a segurança e a educação no trânsito.

Desafios

Charles Bento pontuou compartilhava com os colegas a sua profunda gratidão em pertencer ao grupo de profissionais dedicados e comprometidos. E disse, também, que, como integrante da categoria, sabe dos desafios e responsabilidades enfrentadas pelos profissionais no dia a dia.

O legislador afirmou que o trabalho dos instrutores vai muito além de ensinar as regras de trânsito e da estrada. “Desempenhamos um papel fundamental na formação dos cidadãos responsáveis, conscientes e seguros no trânsito. Cada aula que ministramos é uma oportunidade de fazer diferença. Ensinamos não só habilidades técnicas, mas também valores que são essenciais para uma convivência pacífica e segura nas estradas. Ensinamos a importância da cortesia, do respeito e da empatia no trânsito.”

O deputado observou que os profissionais não são apenas instrutores, mas também educadores, mentores e defensores da segurança viária. E que os esforços da categoria contribuem para a redução dos acidentes e a preservação da vida. “Cada motorista bem preparado que formamos é um passo dado certo rumo a um trânsito mais seguro.”

O parlamentar ressaltou que gostaria de homenagear cada um dos quase 5 mil instrutores que atuam em Goiás, mas lembrou que a quantidade de homenageados é limitada. E prometeu realizar outras sessões para também condecorar os outros profissionais.

Em seguida, ao subir à tribuna para discursar, o diretor-geral de ensino prático e teórico, Neto Gomes, iniciou dizendo do quanto a noite era especial para ele e que se sentia honrado em participar da homenagem.

Gomes disse entender que a categoria tem educado e preparado o trânsito para acompanhar o célere crescimento do Estado. Também lembrou que os instrutores fazem tudo por um trânsito melhor e mais pacífico. “Somos mais que instrutores, somos educadores, exemplos a ser seguidos.”

Reconhecimento

O instrutor agradeceu ao deputado pela homenagem aos representantes da profissão, que segundo ele, é muito cansativa e estressante. “É um reconhecimento que poderia ter sido feito há muito tempo. Muito obrigado, deputado, hoje o senhor, com seu compromisso e sensibilidade com a nossa profissão, fez nosso esforço diário valer a pena.”

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, o instrutor teórico Paulo César Gomes de Castro também discursou em nome dos homenageados. O pronunciamento contemplou a relevância do trabalho do profissional. Ele sublinhou a satisfação em pertencer à categoria, que não é muito valorizada pela sociedade, mas que é muito bonita e ensina as pessoas a salvarem a própria vida e também a de quem está fora do veículo.

Paulo César acredita que o trabalho dos instrutores oferece novas possibilidades a quem busca tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Ensina aquele que vai buscar algo melhor para sua vida. É uma habilitação que abre espaço para fazer um concurso, para dirigir um carro a lazer, conhecer lugares fantásticos do nosso estado e do nosso país”.

O casal Hugo Arantes Batista e Mônica Resende Pacheco estão juntos na vida e na profissão há três anos. Ela tem mais tempo como instrutora, já está há dez anos no ramo. Os dois foram homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo.

Para Hugo, um orgulho ser homenageado por contribuir na construção de um trânsito mais seguro, com mais gentileza e menos violento. “Agradeço ao deputado Charles Bento e por ter sido escolhido entre tantos para ser homenageado. É mais um incentivo para o desempenho da minha função, formando o motorista para os desafios que vai encontrar no trânsito no dia a dia.”

Por Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *