16 de setembro de 2025
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Canto da Primavera reúne 80 mil pessoas em Pirenópolis e bate recorde de atrações

Festival encerrou a 24ª edição com 70 shows, seis palcos, investimento de R$ 4,5 milhões e forte impacto cultural e econômico na cidade 

O 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis chegou ao fim neste domingo (14/9), após seis dias de intensa programação musical, formativa e cultural. Nesta edição histórica, o festival bateu recorde de atrações, com 70 apresentações de artistas goianos e nacionais, e reuniu um público estimado em 80 mil pessoas nas ruas, praças e palcos do centro histórico da cidade.

Com o maior número de shows da história do evento e infraestrutura ampliada, o Canto da Primavera reafirmou sua vocação como a principal vitrine da música regional do Centro-Oeste e um dos maiores festivais culturais de Goiás. A cerimônia de encerramento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, e da secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação RTVE, o festival teve um incremento de 36% no investimento em relação a 2024, passando de R$ 3,3 milhões para R$ 4,5 milhões. Também foram valorizados os artistas participantes, com cachês compatíveis com o mercado musical, variando entre R$ 4 mil e R$ 20 mil.

“A resposta do público superou todas as expectativas. Tivemos 80 mil pessoas circulando por Pirenópolis de forma tranquila, celebrando a música, a diversidade e a cultura goiana. O Canto da Primavera não apenas promove arte, ele fortalece a economia, o turismo e a identidade do nosso estado”, destacou a secretária de Cultura, Yara Nunes.

Além de valorizar a produção regional, o Canto da Primavera contou com três grandes atrações nacionais: Ana Carolina, com a turnê “25 Anas”; Xande de Pilares, com repertório consagrado; e a banda Pato Fu, celebrando mais de 30 anos de estrada. Os shows dividiram espaço com dezenas de artistas goianos dos mais variados estilos — do samba ao rock, do sertanejo ao instrumental. 

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que o Canto da Primavera é também um motor de desenvolvimento econômico para Pirenópolis. Segundo ele, o investimento de R$ 4,5 milhões e a ampliação da estrutura com seis palcos e 70 apresentações movimentam toda a cadeia produtiva local, fortalecendo desde a rede hoteleira e gastronômica até o comércio e os serviços da cidade. 

“Mais do que cultura, o festival também é turismo, é geração de renda e desenvolvimento. Antigamente o festival tinha um ou dois palcos, hoje são seis, espalhados pela cidade, reunindo 70 shows, sendo 67 deles de artistas goianos. Isso mostra a força da nossa música e, ao mesmo tempo, movimenta a economia de Pirenópolis, fortalecendo o nosso estado”, destacou Caiado.

Durante o último dia do evento, o governador acompanhou de perto a programação e visitou a pé diferentes espaços do Canto da Primavera. O roteiro incluiu passagens pelo Palco Cavalhódromo, pela Igreja Matriz, Coreto e Palco Prainha, reforçando a proposta de um festival integrado ao centro histórico de Pirenópolis e acessível para o público.

 Novidades

A edição de 2025 do Canto da Primavera também ficou marcada pelo caráter democrático, com acessibilidade em Libras em toda a programação musical e oficinas formativas voltadas a crianças e adolescentes da rede pública.

Este ano, pela primeira vez, o festival contou com seis palcos oficiais, todos interligados no centro histórico da cidade, em um formato pensado para que o público pudesse circular a pé entre as atrações. A iniciativa ampliou a diversidade artística, descentralizou a programação e garantiu acessibilidade do público aos shows.

Outra ação inédita foi a integração ao evento do Canto Gastronômico, que reuniu 24 fornecedores do ramo de alimentos e bebidas, e a participação do programa Goiás Feito à Mão, que trouxe o artesanato goiano para o centro das atenções. Essas iniciativas reforçaram o caráter plural do festival, incentivando o empreendedorismo local e valorizando tanto a produção cultural quanto a economia criativa de Goiás.

Segurança

O governador destacou com ênfase o compromisso com a segurança do público durante os seis dias de festival. Caiado explicou que o evento contou com o apoio da Polícia Militar e um moderno sistema de monitoramento por câmeras, instalado em pontos estratégicos da cidade. A medida garantiu tranquilidade e conforto aos visitantes.

“Nunca se viu um festival com essa organização e cuidado com as pessoas. Implantamos um sistema de monitoramento para que toda a segurança pública acompanhasse o evento em tempo real. Assim, garantimos que não haja nenhum tipo de agressão e que todos possam se divertir com tranquilidade”, afirmou.

O Tenente-Coronel comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar de Pirenópolis, Alexandre Fernandes de Castro, também avaliou positivamente a realização do festival. Segundo ele, toda a operação ocorreu da melhor forma possível, sem registro de ocorrências relevantes, mesmo com a intensa movimentação na cidade. “Foi zero transtorno. Tivemos muito trabalho, mas com a cabeça erguida e o sentimento do dever cumprido de forma exitosa. A integração entre todas as forças de segurança foi o grande sucesso da missão”, afirmou. 

A corporação estima que o número de pessoas, cerca de 80 mil, que circularam pela cidade durante os seis dias do evento, reforça o êxito da operação de segurança.

24ª edição

O 24º Canto da Primavera foi realizado entre os dias 9 e 14 de setembro e é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE. O festival também tem apoio das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e Prefeitura de Pirenópolis.

Fotos: Secult Goiás

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

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