30ª Parada LGBT+ de Goiânia celebra diversidade e reforça luta por direitos no próximo domingo (14/9)
Evento reúne arte, cultura e cidadania, e reforça a luta contra o preconceito e a violência sofrida pela população LGBT+
Com o tema “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade”, Goiânia recebe no próximo domingo (14/9), a 30ª edição da Parada LGBT+, um dos maiores atos de visibilidade e afirmação de direitos da comunidade LGBT+ no Centro-Oeste. A concentração acontece a partir das 12h, na Praça Cívica, e deve reunir mais de 100 mil pessoas em um espaço de cultura, celebração e cidadania.
(Foto: Divulgação/Semasdh)
A programação inclui a participação de cerca de 40 artistas, entre DJs, drag queens e cantores, distribuídos em seis trios elétricos. O espaço se transforma em um palco de expressões culturais, onde famílias, coletivos e grupos sociais celebram a pluralidade de formas de existir e amar. Às 17h, tem início a passeata, que vai percorrer as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, retornando à Praça Cívica. O percurso simboliza a ocupação do espaço público como lugar de resistência, visibilidade e garantia de direitos.
Organizada por associações da sociedade civil e apoiada por diversas entidades, entre elas a Prefeitura de Goiânia, a Parada consolida-se como um marco no calendário da cidade. Na ocasião, o Observatório do Turismo, vinculado à Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), realizará o acompanhamento e a coleta de dados sobre o impacto do evento no movimento turístico da capital.
A Parada é um ato político e cultural que reafirma a importância da luta contra a violência, o preconceito e a discriminação. O Brasil lidera, há 16 anos, os índices de violência contra pessoas LGBT+, o que torna a manifestação ainda mais urgente para cobrar políticas públicas, garantir dignidade e valorizar a diversidade presente na sociedade.
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e Agência Municipal de Turismo e Eventos de Goiânia
- 30ª Parada LGBT+ de Goiânia celebra diversidade e reforça luta por direitos no próximo domingo (14/9)
- Nota Fiscal Goiana: para concorrer em setembro consumidor precisa se cadastrar até domingo
- Pecuarista amplia capacidade de abate em cinco vezes ao intensificar a recria e terceirizar engorda dos animais
- MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
- Câmara dos Deputados autoriza a realização de concurso público