30 de outubro de 2025
Empresas, Economia e MercadoInteligência artificialNoticia, Política e GovernoShows e EventosTecnologia

48% das empresas goianas usam IA para enfrentar crise de produtividade

O índice coloca Goiás à frente de outros estados, como Paraná (47%), Alagoas (45%) e Sergipe (45%), consolidando a dominância do estado na adoção de soluções digitais e inovação.

Enquanto o Brasil enfrenta um dos maiores desafios do mercado de trabalho dos últimos anos, com aumento do desemprego e queda de produtividade, empresários e profissionais estão buscando uma aliada para transformar seus negócios.

Com o desemprego acima de 5% no país segundo o IBGE, e a produtividade por hora efetivamente trabalhada variou apenas 0,1%, ante alta de 2,3% em 2023, de acordo com o Observatório da Produtividade Regis Bonelli, do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre), cresce o interesse por soluções tecnológicas que melhorem a eficiência sem aumentar custos.

E atualmente, alternativas que envolvem inteligência artificial tem sido a principal alternativa. Ela se torna um divisor de águas que automatiza tarefas repetitivas, permite decisões baseadas em dados e libera profissionais para atividades criativas e estratégicas.

De acordo com o estudo “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil”, encomendado pela Amazon Web Services (AWS) à Strand Partners, 40% das empresas brasileiras já adotam efetivamente a IA em seus negócios e entre as adotantes, 95% relatam crescimento de receita, com um aumento médio de 31%, e quase a totalidade delas (96%) diz que já observou melhorias significativas de produtividade.

Um exemplo, é o Mercado Livre, que conquistou um aumento de 50% em produtividade que refere ao tempo que cada programador de software economiza ao escrever códigos. 

Em Goiás, essa procura por ferramentas de IA também está em alta. De acordo com a sétima edição do relatório “Tendências”, produzido pela consultoria empresarial Ecossistema Great People & GPTW, cerca de  48% das empresas goianas já incorporam a tecnologia em seu cotidiano. 

O índice coloca Goiás à frente de outros estados, como Paraná (47%), Alagoas (45%) e Sergipe (45%), consolidando a dominância do estado na adoção de soluções digitais e inovação.

O Hub Cerrado, maior ecossistema de tecnologia e inovação do estado, tem sido um dos agentes dessa transformação, conectando empreendedores locais a soluções que unem inteligência artificial, marketing digital e gestão estratégica.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à IA, mostrando que ela não é uma exclusividade de grandes empresas. É possível aplicar inteligência artificial desde o atendimento até a análise de mercado, otimizando tempo e custo”, destaca Uaitã Pires, diretor de operações do Hub Cerrado.

Uaitã acrescenta que a inteligência artificial não substitui o ser humano, mas muda o perfil de demanda do mercado de trabalho. “Enquanto funções operacionais perdem espaço, cresce a necessidade por profissionais com domínio de tecnologia, gestão e pensamento crítico. E com isso, promovemos ações constantemente com o objetivo de ajudar o empresário a implementar estratégias de IA capazes de aumentar a produtividade e gerar renda”. 

É visando esse cenário que o Hub Cerrado promove, no próximo dia 30 de outubro, o AI Business Express, uma imersão prática de seis horas voltada à aplicação de IA em negócios de todos os portes. 

A proposta do AI Business Express é simples e ousada: ensinar o participante a implementar estratégias de IA capazes de gerar o equivalente a seis meses de produtividade em um único dia.

“A inteligência artificial já não é mais o futuro, ela é o presente. Quem aprender a aplicá-la agora, sai na frente e consegue fazer mais com menos, mesmo em cenários de crise”, explica Celso Camilo, instrutor da imersão e especialista em IA aplicada a negócios.

Durante o treinamento, os participantes terão acesso a ferramentas práticas de automação de marketing, gestão de processos, análise de dados e vendas, com foco em pequenas e médias empresas que buscam melhorar a performance operacional.

Segundo o Hub Cerrado, o evento faz parte de um movimento de educação corporativa voltado à nova economia digital, que vem transformando o Centro-Oeste em um polo emergente de inovação e tecnologia aplicada à gestão empresarial.

Hub Cerrado

Desde sua criação, o Hub Cerrado tem atuado como um ecossistema de formação e conexão entre empresas, universidades e profissionais, com foco em educação executiva, inovação aberta e transformação digital. Em 2025, a instituição ampliou sua atuação com trilhas de capacitação em IA, marketing estratégico e liderança exponencial, beneficiando mais de 2.000 empreendedores da região Centro-Oeste.

Serviço

AI Business Express — Imersão prática em Inteligência Artificial para negócios

Data: 30 de outubro de 2025

Horário: 14h às 20h

Local: Hub Cerrado, Goiânia

Inscrições: gonew.co/academiadesocios/goiania

Por WP Conectada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *