Sistema de arrefecimento do motor: é hora de trocar o fluido?
Quando pensamos em manter o motor do carro em boa forma, muitas vezes nos esquecemos da importante função que o sistema de arrefecimento desempenha. Porém, saber identificar problemas nesse mecanismo é essencial.
Em linhas gerais, ele é responsável por controlar a temperatura do motor, garantindo que tudo funcione de modo eficiente e seguro
Neste conteúdo, vamos comentar a importância do sistema de arrefecimento e quando é a hora certa de você considerar trocar o fluido. Vamos lá?
O que é o sistema de arrefecimento e qual a sua função?
O sistema de arrefecimento é formado por um conjunto de componentes capazes de evitar que o motor superaqueça. Para isso, ele conta com o chamado líquido de arrefecimento, que serve para dissipar o calor gerado durante a combustão.
Em resumo, esse sistema funciona como uma espécie de monitor de temperatura, garantindo o resfriamento adequado do motor.
Assim, se o sistema de arrefecimento não for eficiente, o motor pode sofrer sérios danos, resultando em dores de cabeça e gastos com reparos.
Quais peças fazem parte deste sistema?
Um sistema de arrefecimento é composto por várias peças essenciais, cada uma com as suas funções específicas. Confira as principais:
Bomba d’água
A bomba d’água é como se fosse o coração. Ela é responsável por fazer circular o líquido de arrefecimento por todo o motor e pelo radiador.
Quando esse item não funciona corretamente, o líquido não se move de forma adequada, o que pode ocasionar o superaquecimento.
Válvula termostática
A válvula termostática atua como um regulador, abrindo e fechando conforme a temperatura do motor. Quando ele está frio, a válvula fica fechada, direcionando o líquido de arrefecimento apenas pelos seus canais internos.
Após atingir a temperatura ideal, a válvula se abre, permitindo a circulação do líquido em direção ao radiador.
Radiador
O radiador é uma peça onde o líquido de arrefecimento libera o calor. Após passar pelo motor, o líquido quente entra no radiador, onde o ar fresco esfriará antes de circular novamente.
Um radiador entupido ou danificado pode comprometer toda a eficiência do sistema.
Outros componentes
Além da bomba d’água, válvula e radiador, o sistema de arrefecimento inclui:
- mangueiras: itens responsáveis pelo transporte de calor;
- reservatórios: fazem com que o nível do líquido de arrefecimento fique inalterado;
- sensores de temperatura: mostram a temperatura do motor no painel do automóvel.
Cada um desses componentes desempenha um papel essencial na operação eficiente do sistema.
Como o sistema de arrefecimento opera?
Na realidade, esse sistema trabalha em um ciclo contínuo. Quando o motor aquece, a bomba d’água começa a fazer circular o líquido de arrefecimento. Esse fluido, por sua vez, absorve o calor e o leva para o radiador, onde se dissipa.
Em seguida, o líquido resfriado retorna ao motor, e o ciclo se repete. Essa operação constante mantém a temperatura em níveis seguros.
E o líquido de arrefecimento? Para que serve?
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o líquido de arrefecimento não é apenas água. Ele é uma mistura entre água desmineralizada e um aditivo conhecido como etilenoglicol.
A mescla entre esses dois compostos reduz a possibilidade de fervura e mantém a temperatura adequada para que o motor trabalhe com eficiência.
Além de tudo, o fluido também atua como um lubrificante, prevenindo a corrosão e o desgaste das peças internas.
Quando é a hora certa de trocá-lo?
Não há um padrão exato para a realização da troca do líquido de arrefecimento do motor, já que isso pode variar de acordo com o fabricante do carro.
No entanto, alguns estipulam que a primeira troca deve ser feita quando o veículo atingir os 30.000 quilômetros rodados.
De qualquer modo, é importante prestar atenção nos indícios que podem sinalizar que chegou a hora de fazer a substituição do fluido, como superaquecimento do motor, vazamentos ou a presença de resíduos no líquido.
Dúvidas frequentes sobre o sistema de arrefecimento
A seguir, trazemos as respostas para algumas das perguntas mais frequentes envolvendo o tema em questão:
Como limpar o sistema de arrefecimento?
O serviço de limpeza desse sistema deve ser realizado por um profissional experiente, já que a atividade depende de algumas ferramentas específicas.
Em uma oficina de sua confiança, o mecânico vai desencaixar a válvula de drenagem e liberar o líquido de arrefecimento. Na sequência, a mangueira do kit de limpeza será encaixada acima do radiador.
Esse componente deve ser acionado com o motor ligado e, quando a água clarear, o sistema de arrefecimento estará limpo. Por fim, o nível de água é recolocado no radiador.
Como saber se o sistema de arrefecimento está com problema?
Alguns sinais de problemas no sistema de arrefecimento incluem:
- Superaquecimento do motor: se a luz de temperatura acende no painel, pode ser um indicativo de que o sistema não está funcionando bem;
- Vazamentos: se o nível de reservatório do fluido estiver baixo, é válido ficar alerta para se certificar de que o líquido não está escapando;
- Ruídos incomuns: sons de gotejamento ou zumbidos podem sinalizar que algo não está certo.
O que causa ar no sistema de arrefecimento?
A falta de manutenção adequada tende a ser um dos motivos mais comuns do ar no sistema de arrefecimento. Quando a troca do fluido não é feita de modo correto, isso resulta na sua degradação, o que pode levar à formação de bolhas de ar.
Gostou de saber um pouco mais sobre esse tema? Fique de olho no líquido de arrefecimento e não hesite em procurar ajuda profissional ao notar algo estranho no funcionamento do veículo.
Além de tudo, quando for fazer a manutenção do seu automóvel, não se esqueça de verificar a bateria. E, caso já seja a hora de trocá-la, conte com a Moura para isso.
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Fonte: moura.com.br/blog
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