6 de fevereiro de 2025
ArtigosEmpresas, Economia e MercadoNoticia, Política e Governo

Em alta, assessoria de investimentos atrai profissionais em busca de nova carreira e crescimento em Goiás

Pioneira neste mercado, XP Investimentos criou programa focado em capacitação e formação de assessores

Apontada como a profissão do futuro no mercado, a assessoria de investimentos se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro. Segundo relatório da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), em janeiro deste ano, já haviam mais de 26,7 mil profissionais na área — em 2023, eram 24,8 mil. 

Nascida com foco em educação financeira, a XP é pioneira no atendimento com assessores que desempenham um papel fundamental, que vai além de apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e prospecção. O profissional é o parceiro chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e tem sua confiança para ajudá-lo a administrar seu patrimônio e planejar seu futuro.

“A carreira de assessor de investimentos é uma das que mais cresce nos últimos anos e no Brasil essa indústria ainda está se desenvolvendo. A profissão atrai pessoas que buscam um segmento promissor, com oportunidades até para aqueles que não têm conhecimento sobre o mercado financeiro. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”, diz Marco Loureiro, líder da XP no Centro-Oeste.

Em Goiás, a última edição do XP Future atraiu muitos interessados, que já começaram o processo de capacitação. “O Centro-Oeste responde por aproximadamente 10% de todas as contratações do último XP Future e este é um importante passo não só para desenvolver o mercado de investimentos como também ampliar o atendimento aos clientes goianos”, comenta.

Performance e oportunidades de crescimento

Além de viabilizar um novo caminho profissional, o programa atrai candidatos pela cultura da XP Investimentos, que valoriza o desempenho da equipe e oferece oportunidades constantes de crescimento profissional.

“Primeiramente, o programa é uma via de entrada no mercado financeiro, que já despertava meu interesse como investidor. Mas duas outras coisas me atraíram bastante no XP Future: a oferta de treinamento para me especializar na área e a cultura de meritocracia, com plano de carreira e perspectiva de crescimento”, pontua Alvin Valentim, que participou do programa em 2022 e hoje lidera os novos contratados do programa em Goiânia. “É um mercado que vem crescendo e muitos não sabem bem por onde começar. Esse é um excelente caminho”, acrescenta.

O XP Future chamou a atenção também de Pedro Batista, agrônomo de formação que optou pela mudança de rotas na carreira profissional depois de 13 anos em uma empresa do agronégocio. Quando ainda atuava com produtores rurais, Pedro percebeu o impacto que o mercado financeiro tinha para a atividade e resolveu se aprofundar em economia e finanças.

“No Brasil, temos 1/3 do PIB vinculado ao agronegócio, mas muitos produtores não têm domínio de ferramentas do mercado financeiro — que estão diretamente relacionadas à sustentabilidade do agronegócio e ajudam na previsibilidade e no ganho de eficiência. Abracei a oportunidade de buscar novos caminhos profissionais e sinto que a minha experiência anterior somou muito ao trabalho que desempenho na XP”, destaca. Selecionado também em 2022, Pedro atua hoje no atacado, com empresas que faturam mais de R$ 100 milhões anuais.  

Capacitação 

A última edição do XP Future, no final do ano passado, foi feita de forma simultânea em 30 cidades, abrindo as portas de uma das maiores instituições financeiras do país para uma nova leva de assessores. O processo seletivo culminou com o XDay, no dia 7 de dezembro, quando líderes da companhia se reuniram presencialmente com os candidatos pré-selecionados. 

Todos os candidatos ao XP Future foram pré-selecionados a partir do perfil comercial e da capacidade de se adaptar aos valores e propósitos da companhia. Os aprovados têm aulas técnicas sobre o mercado e produtos financeiros, com suporte das lideranças da XP, e aperfeiçoamento comercial. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações CPA-20 ou CEA.  

“Um bom assessor de investimentos deve ter habilidades de relacionamento interpessoal e, principalmente, habilidades comerciais, além de ter um perfil empreendedor, organizado e disciplinado. É preciso ter valores alinhados à cultura da empresa, o que inclui foco no cliente, ter grandes sonhos, mente aberta e espírito empreendedor”, conclui Marco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *