12 de março de 2025
Noticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

GoiâniaPrev faz campanha sobre doenças crônicas nesta sexta-feira (21/2)

Instituto previdenciário dos servidores municipais fará palestra para aposentados, pensionistas e dependentes sobre fibromialgia, lúpus e mal de Alzheimer

A Prefeitura de Goiânia, por meio do GoiâniaPrev, faz nesta sexta-feira (21/2) uma palestra sobre prevenção e conscientização de fibromialgia, lúpus e mal de Alzheimer aos aposentados, pensionistas e servidores públicos com a palestrante Sílvia Ferrari. O objetivo é identificar, conhecer e tratar essas doenças, o que, segundo especialistas, é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, instruindo sobre a necessidade de consultas regulares e check-up anual.

A ação integra o programa social GoiâniaPrev Cuida que prevê interação com beneficiários e dependentes. Presidente do Instituto, Carolina Pereira destaca que este e outros programas são fundamentais para a certificação promovida pelo Ministério da Previdência Social, que já concedeu ao órgão a Certificação Nível II por boas práticas de gestão. “Estamos buscando ascender ao nível IV, que atestará nossa maturidade de gestão”, pontuou.

Sobre a palestrante

A doutora Sílvia Ferrari é especialista em Psicologia Clínica, psicopatologia e Terapia Cognitiva Comportamental.

Sobre as doenças

Fibromialgia – A fibromialgia é uma doença cuja principal característica é espalhar a dor pelo corpo inteiro. Mas ela também tende a causar outros sintomas incapacitantes, como cansaço e insônia. Estima-se que de 2% a3% da população brasileira conviva com esse problema.

Lúpus – Dentre as mais de 80 doenças autoimunes, até então conhecidas, o lúpus é considerado uma das mais graves e importantes, podendo afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.

Alzheimer – Definir completamente a doença de Alzheimer ainda é um desafio para a medicina. Sabe-se que ela provoca problemas na memória e na cognição e que está por trás de 60% a 80% dos casos de demência, segundo a Associação de Alzheimer, nos Estados Unidos.

Sobre o GoiâniaPrev

É o órgão que trata da previdência dos servidores públicos da cidade de Goiânia e integra a administração indireta da gestão municipal.

Foto: GoiâniaPrev

Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *