Ministério da Saúde: Casos de febre Oropouche crescem no país
Suspeita no Nordeste é investigada
O Ministério da Saúde trabalha com um cenário de “crescimento lento” de casos de febre Oropouche no Brasil, com concentração quase total na Região Norte. Em 2024, foram registrados 3.161 casos da doença, contra 832 ao longo de todo o ano passado.
O Amazonas concentra a maior parte dos casos (2.462), seguido por Roraima (590); pelo Acre (68); Pará (23); e por Roraima (18). As faixas etárias mais atingidas são pessoas com idade entre 30 e 39 anos; entre 20 e 29 anos; e entre 40 e 49 anos.
A pasta investiga ainda o que classificou como “rumor” na Região Nordeste – pelo menos um caso ainda não confirmado da doença. “Estamos analisando e entrando em contato com o município”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
“Estamos atentos a mudanças que podem estar acontecendo”, completou.
Entenda
A febre Oropouche é transmitida por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular.
Em fevereiro, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada ao Acre para revisar casos contabilizados como dengue, mas que, na verdade, seriam de febre Oropouche. No início de janeiro, o estado chegou a declarar emergência em saúde pública em razão de uma explosão de casos de dengue.
Por Agência Brasil de notícias
- Moviecom Buriti Shopping participa da Semana do Cinema com ingressos a R$10
- Canto da Primavera 2025 registra aumento de quase 30% nas inscrições e atrai artistas de 38 cidades goianas
- Central de Experiências Flamboyant Urbanismo reabre ao público e oferece novidades imersivas
- Ingresso do Bem: visitantes do Hot Park Rio Quente contribuem para educação de crianças e adolescentes em ação social com o Instituto Algar
- Em Goiânia, solicitação de autorização de publicidade passa a ser realizada de forma online