Advogado alerta para golpe no dia do aniversário
Nova modalidade de crime aproveita momentos especiais das vítimas
De acordo com o Relatório de Identidade e Fraude 2025, divulgado em março pela Serasa Experian ─ empresa de tecnologia de dados que atua também na análise de crédito, autenticação e prevenção à fraude, 51% dos brasileiros foram vítimas de alguma fraude no ano passado. Desses, 54,2% tiveram prejuízo financeiro. O principal tipo de golpe aplicado foi uso indevido de cartões de crédito (47,9%), seguido por pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix (32,8%) e phishing, emails ou mensagens fraudulentas que induzem ao roubo de dados (21,6%).
Imagem: divulgação internet Freepik
E a cada dia os criminosos inventam um novo jeito de enganar as pessoas. Recentemente, em Anápolis, uma mulher foi vítima no dia do seu próprio aniversário. “É um novo golpe onde os bandidos aproveitam um momento especial da vítima, principalmente por se tratar da data de seu aniversário. Eles informam que ela recebeu flores de um admirador, sem indicar seu nome e, para concretizar o golpe, falam que precisam receber uma taxa de pagamento correspondente à entrega das flores”, explica o advogado criminalista Gabriel Fonseca, que integra o escritório Celso Cândido de Souza Advogados.

Cristiano Borges
Sobre o caso em Anápolis, ele explica como ocorreu. “O golpista foi até a residência dela, se passando por um entregador, para receber o valor na máquina de cartão de crédito. Ela passou o cartão três vezes e três cartões diferentes, sendo que o golpista relatou ter dado certo apenas na última. Depois, ela percebeu que as flores não tinham chegado e, ao olhar as notificações dos bancos no celular, viu que valores exorbitantes haviam sido passados no cartão”, detalha.
Distração
A vítima, que prefere não ser identificada, também relata como tudo aconteceu. “Percebi o golpe uma hora e meia depois. O cara falou que ia resolver o problema da internet e viria em seguida e entregaria as flores. Entrei em casa e como ele demorou a voltar, resolvi ligar. Liguei várias vezes e nada de atender o telefone, aí caiu a minha ficha de que tinha sido vítima do estelionato. Entrei nos aplicativos dos cartões e vi os valores que ele retirou, tanto no crédito como no débito”, conta. “Por ser o dia do aniversário eu fiquei muito distraída, não conferi valor na maquininha”, completa.
Gabriel Fonseca destaca que esse é um ponto fundamental. “Sempre suspeitar do que é passado no cartão, sempre averiguar os valores e ficar atento também ao nome da empresa que consta na máquina de cartão. A desconfiança evita que todos sejam vítimas”, afirma. Ele pontua que é possível tentar reaver o dinheiro perdido. “Tudo depende da situação, mas em geral, caso a vítima tome as medidas o mais rápido possível e tenha uma boa estratégia, é possível reaver os valores. O mais indicado é a contratação de um advogado para estabelecer o passo a passo a ser tomado”, salienta.
O especialista explica o que precisa ser feito ao perceber que se foi vítima de um golpe. “Ligar ao banco para pedir o bloqueio imediatamente, bem como o estorno do pagamento. Além desse trâmite no banco, deve ser feito um boletim de ocorrência relatando o fato e, sabendo a autoria, pedir bloqueio das contas do autor. É imprescindível a atuação de um advogado para que seja traçada uma estratégia para que a vítima receba os valores perdidos e que o autor seja responsabilizado criminalmente”, alerta.
Por Dayse Luan
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