Com ajuda do WhatsApp, Hugol transforma experiência do doador de sangue
Em períodos de baixa nos estoques, hospital faz chamado via mensagem de aplicativo; unidade realiza cerca de 929 transfusões por mês
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) está transformando a experiência dos doadores de sangue por meio do uso da tecnologia. Em momentos de baixa no estoque, eles são convidados por mensagens personalizadas no WhatsApp, o que tem auxiliado a unidade a manter uma reserva em quantidade segura para os pacientes.
A estratégia, chamada “Experiência do Doador”, foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), responsável pela gestão do Hugol. Além dos convites, toda a jornada do doador é acompanhada via mensagens no aplicativo, desde o cadastro na recepção da unidade até a utilização do sangue doado.
“O momento mais comovente acontece quando o doador recebe uma mensagem informando que seu sangue foi utilizado em uma transfusão. Essa atualização transforma a experiência de doar, deixando de ser apenas um ato nobre e tornando-se uma conexão real com a vida que ele ajudou a salvar”, conta o gerente médico do Banco de Sangue do Hugol, Dr. Adriano Arantes.
Para se ter uma ideia, o Banco de Sangue do Hugol recebe uma média de 760 doadores por mês e realiza cerca de 929 transfusões mensais em pacientes da unidade.
Como funciona?
Ao realizar o cadastro no Banco de Sangue do Hugol para efetuar a doação, o doador fornece o telefone de contato e autoriza o envio de mensagens via WhatsApp. A partir desse cadastro, em menos de dois minutos e de forma automática, o chatbot desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação entra em ação e dispara a primeira mensagem.
Neste momento, o doador é acolhido com uma mensagem de boas-vindas, um vídeo que apresenta um pouco mais sobre a instituição e informações básicas sobre a doação. Após a coleta, é enviada outra mensagem com os cuidados pós-doação e um agradecimento pela solidariedade, contendo também o link da pesquisa de satisfação.
Em 72 horas, o doador é informado sobre a liberação dos resultados dos exames realizados em seu sangue ou sobre a necessidade de agendamento para orientações médicas. “Essa comunicação constante faz com que o doador sinta que sua contribuição é valorizada, gerando um sentimento de pertencimento e compromisso”, explica Adriano.
Além disso, o chatbot envia mensagens carinhosas e personalizadas de aniversário, alertas sobre o período ideal para uma nova doação, mudança de categoria da carteira do doador, liberação após período de inaptidão, entre outras. “Cada mensagem enviada é um lembrete de que pequenas ações têm grandes repercussões”, finaliza o gerente.
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