7 de julho de 2025
Noticia, Política e Governo

Benefício das abelhas vai muito além do mel

Exposição Estação Mundo do Mel, que acontece no Shopping Estação Goiânia entre os dias 4 e 5 de julho, das 09h às 18h, mostra os diversos derivados da abelha produzidos a partir até mesmo de seu veneno. Estandes educativos também farão parte do evento. Entrada é gratuita

Embora as abelhas sejam frequentemente associadas ao mel, as abelhas produzem a cera, o própolis, a geleia real e o pólen apícola. Algumas espécies como a Apis mellifera produzem a apitoxina, veneno localizado no ferrão das operárias, usado em sua defesa, que oferece notáveis benefícios devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Todos estas aplicações estarão sendo apresentadas no evento Estação do Mel, realizado no Shopping Estação Goiânia, nos dias 4 e 5 de julho, das 09h às 18h. Na exposição, cuja entrada é gratuita, expositores trarão para o público mel de diversas floradas e derivados como própolis, velas de cera de abelha, dermocosméticos e delícias como conserva de castanha com mel, a bebida hidromel e quitandas artesanais com mel em sua composição. Fornecedores de equipamentos para apicultores também participam do evento, cuja entrada é 100% gratuita. 

“Queremos mostrar as diversas faces do mundo das abelhas, indo além do tradicional mel na bisnaga ou garrafa, e destacando a diversidade de produtos de origem apícola”, diz o organizador do evento e tecnólogo em apicultura, Alexandre Januário Pereira. A Estação Mundo do Mel, que acontece em sua segunda edição, conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), Instituto SENAI, Sebrae, loja de produtos agrícolas Apimatec e o Coroa Real.

Veneno?

Dentre as facetas pouco conhecidas das abelhas apontadas por ele está a apitoxina, uma complexa substância química utilizada na apiterapia. “A apitoxina é empregada em formulações farmacêuticas para o tratamento de diversas condições, como artrite, nevrite, tendinite e bursite. Além disso, é utilizada em afecções cutâneas, doenças oftalmológicas e no processo de cicatrização”, revela. 

Segundo o tecnólogo, além de conter aminoácidos, água, açúcares, histamina, proteínas, enzimas, lipídios e carboidratos, o veneno de defesa da espécie conta ainda com a melitina – substância com potente efeito anti-inflamatório – em sua composição. 

Neusa Bandeira será uma das expositoras que levará uma linha de produtos feitos com a apitoxina, que inclui sérum de melitina e pomada para alívio da dor. “A melitina proporciona benefícios dermatológicos significativos, tais como a diminuição de rugas e linhas de expressão, o aumento da firmeza e elasticidade da pele, e propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes”, explica. A produção do dermocosmético é feita por ela, que lembra que levará também os instrumentos utilizados para  a extração da apitoxina. “As abelhas são estimuladas a ferroar uma membrana, permitindo a separação do ferrão e a coleta do veneno em um recipiente”, explica.

O apicultor Cássio Cezare, que possui um apiário com 25 colméias em Caldazinha, também estará na exposição com uma variedade de produtos inovadores e saborosos, como pão de mel com cobertura de chocolate e recheio de doce de leite, granola doce com mel e uma intrigante granola salgada com mel e mostarda, produzidos pela sua esposa. “Além disso, a praticidade estará presente com o mel em sachê, ideal para consumo individual e rápido, em apresentações que revelam os múltiplos terroir dos méis do cerrado goiano, com suas floradas e sabores únicos”, revela.

Outra participante é Gisana Cristina, apicultora e ativista ambiental, que levará para a exposição sua conserva de castanhas com mel e mel no favo. Proprietária da Favo Brasil junto com o marido Guilherme Martini, a marca oferece extrato de própolis 70% verde de alta concentração e uma conserva que combina mel com castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas, avelã e lascas de coco. “Ao comprar da Favo Brasil, você contribui para a salvação das abelhas, a instalação de meliponários e a promoção da educação ambiental”, afirma Gisana.

Educação

Além da exposição de produtos, a Estação Mundo do Mel também se destaca pelo seu caráter educativo. Além da exposição dos produtos, os participantes conhecerão a importância das abelhas para o meio ambiente. “Nossa intenção é ir além do comércio de produtos e realmente educar as pessoas sobre o papel fundamental das abelhas na polinização e na manutenção da biodiversidade”, explica Alexandre Januário Pereira.

Serviço: Estação Mundo do Mel

Data: sexta-feira e sábado, 4 e 5 de julho

Horário: das 9h às 18h

Local: praça de eventos do Shopping Estação Goiânia, Av. Goiás, 2151 – Centro

Entrada gratuita.

Por Flávia Juliate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *