Destinação articulada de acordos do MPGO possibilita ao HC Francisco Camargo a compra de um tomógrafo computadorizado que beneficiará população goiana
Visita institucional
A coordenadora do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (COMPOR), procuradora de Justiça Laura Maria Ferreira Bueno, e a responsável pelo Destinação Articulada de Acordos (DESTINA), promotora de Justiça Renata Miguel Lemos, realizaram visita institucional, na manhã da última quinta-feira (3/7), ao Hospital de Câncer Francisco Camargo, localizado em Inhumas.

Recebidas pelo diretor técnico da unidade, médico Wagner Miranda, as representantes do Ministério Público de Goiás (MPGO) conheceram as instalações da unidade hospitalar, incluindo a sala em construção onde será instalado o tomógrafo computadorizado adquirido com recursos do DESTINA.
Na ocasião, também estava sendo realizada uma ação conjunta entre o hospital e o Instituto de Pós-Graduação Médica (IPM), voltada ao atendimento de aproximadamente 160 pacientes oriundos de cerca de 20 municípios goianos. A atividade incluiu oficinas, consultas e procedimentos cirúrgicos, em caráter anual.
O diretor apresentou a estrutura em implantação, destacando que o projeto do hospital está sendo executado por etapas. Cerca de 15% da obra física foi concluída até o momento, com 40 mil atendimentos já realizados. A visita técnica incluiu áreas destinadas a consultórios, recepção, exames de imagem, salas de hemodiálise e apoio, bem como os acessos planejados entre os três blocos da unidade.

A construção segue padrões técnicos específicos, com acompanhamento de profissionais especializados, incluindo membros da Associação Brasileira de Arquitetos Hospitalares. Entre os diferenciais da unidade, foi destacada a instalação de um sistema de climatização laminar, utilizado para redução de partículas em suspensão e essencial em ambientes com exigência elevada de assepsia, como centros cirúrgicos. Esse sistema ocupa um andar completo da estrutura.
Durante a visita à área em funcionamento, as integrantes do MPGO percorreram consultórios, ambulatórios, salas de recuperação, esterilização e o centro cirúrgico, recebendo informações sobre os serviços prestados.
Equipamento adquirido com recursos do MPGO será instalado até o início de 2026

O tomógrafo computadorizado, da marca GE Healthcare, foi adquirido pelo valor de R$ 1.423.733,99, sendo que, deste total, R$ 873.406,00 foram encaminhados por meio do DESTINA.
De acordo com Adalberto Bregolin, membro do Conselho de Administração do hospital, a previsão é de que a entrega do equipamento ocorra em dezembro, com início das operações no primeiro trimestre de 2026, após a finalização das adequações estruturais necessárias.
Parceria institucional
Wagner Miranda, em reconhecimento à parceria, pontou que a visita promovida pelo MP é de grande importância institucional, até porque abre caminho para a interlocução com outras entidades. Ele fez questão ainda de destacar que o recurso destinado ao hospital é o único, até hoje, recebido de fonte pública. “Essa vinda de vocês nos encoraja, nos energiza”, avaliou o diretor.
Laura Bueno falou da importância de estar naquele local, da oportunidade de aprendizado e da motivação do dirigente, acrescentando que “o senhor oportuniza que a gente faça o bem”.
Para Renata Lemos, foi muito bom conhecer o projeto que o MP é parceiro. “Não é ajuda, mas sim interesse social para essa atitude proativa. Esse não é um projeto somente para hoje, mas para o futuro e que essa parceria dê muito certo para a população”.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Social do MPGO
- Destinação articulada de acordos do MPGO possibilita ao HC Francisco Camargo a compra de um tomógrafo computadorizado que beneficiará população goiana
- Conheça as opções para agendamento na rede credenciada do Ipasgo Saúde
- Em Goiás, as Escolas do Futuro oferecem 624 vagas gratuitas em cursos de teatro e violão
- Mais de 260 ganhadores do Nota Goiana ainda não resgataram os prêmios
- ZUPP marca presença na maior festa religiosa do Centro-Oeste