Região Noroeste: Avenida Mangalô receberá nova unidade do Atende Fácil, a partir de agosto de 2025
Assinatura de termo de compromisso ocorreu na última quarta-feira (10/7), às 15h, com a presença de autoridades municipais; unidade será inaugurada em agosto e aproximará dezenas de serviços à população da Região Noroeste
A Região Noroeste de Goiânia terá acesso facilitado aos serviços públicos municipais com a chegada da nova unidade do Atende Fácil Mangalô, no Setor Morada do Sol. A assinatura do termo de compromisso, autorizando a construção da nova unidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (10/7) no novo endereço da unidade – Avenida Mangalô, nº.1.630, Setor Morada do Sol, com a presença do secretário municipal de Administração (Semad), Celso Dellalibera; do vereador Igor Franco (MDB).
Prevista para ser inaugurada ainda em agosto deste ano, a nova unidade do Atende Fácil será construída em um espaço cedido pela própria Galeria Mangalô, com sete guichês para atender 150 pessoas diariamente, representando um avanço no processo de descentralização dos serviços públicos, com comodidade, sem precisar se deslocar até o Paço Municipal ou outros centros administrativos. A Avenida Mangalô, uma das vias mais movimentadas da capital, concentra um intenso fluxo diário e conecta diversos bairros da Região Noroeste, área que, nos últimos anos, passou por grandes transformações urbanas e sociais, com boa infraestrutura, comércio ativo e serviços essenciais.
“Nós estamos aumentando a capilaridade do Atende Fácil, que está muito concentrado no Paço Municipal. Estando o Atende Fácil mais próximo da sociedade, ainda mais nas regiões onde são mais adensadas como a região noroeste, vai facilitar o atendimento de aproximadamente 4.500 pessoas por mês”, frisa o secretário Celso.
“A descentralização do Atende Fácil aproxima o Paço Municipal dos goianienses e representa uma facilidade a mais para quem precisa utilizar os serviços que são oferecidos, sem se deslocar até a sede da prefeitura. A Região Noroeste hoje é uma das maiores regiões da cidade, que sempre teve uma atenção muito grande pelo poder executivo, em especial do prefeito Sandro Mabel”, afirma o vereador Igor Franco, um dos responsáveis pela viabilização da construção da nova unidade na região.
“Para a população será magnífico. A nova unidade do Atende Fácil será uma das melhores coisas que o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, vai trazer pra cá porque aqui não vai atender só a Região Noroeste, que é a maior região de Goiânia, vai atender também as regiões Norte e Oeste, porque estamos no centro de todas elas”, agradece o presidente do Setor Morada do Sol, Marcelo de Souza Corrêa.
Segundo a chefe de gabinete da Sedicas, Simone Braga, o Atende Fácil “centraliza os atendimentos relacionados a diferentes secretarias municipais, em um único local e quem ganha é a população, facilitando o acesso à administração pública, reduzindo a burocracia nos processos e promovendo a cidadania”, complementa. Já Mara Sandra, gerente do Atende Fácil, reforça que “a sociedade goianiense está muito feliz na região noroeste, porque nós vamos trazer o trabalho de atendimento, de excelência para a sociedade”.
Também participaram do evento, o presidente da Associação de Moradores do Setor Morada do Sol, Marcelo de Souza Corrêa; chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), Simone Braga; e da gerente de Gestão e Atendimento ao Cliente do Atende Fácil, Mara Sandra Parente Lemos Silva.
Confira abaixo os serviços que o Atende Fácil Mangalô vai oferecer:
Amma – Agência Municipal do Meio Ambiente
Autorizações para festas, shows, publicidade e som; vistorias para podas de árvores e adequação de calçadas.
Sefaz – Secretaria Municipal de Finanças
Emissão de certidões negativas, parcelamentos de IPTU e outros tributos, e diversos serviços relacionados a notas fiscais eletrônicas, cadastro de atividades econômicas, revisão de lançamentos imobiliários, restituições e isenções.
Isti – Imposto sobre Transmissão de Imóveis (ITBI)
Emissão de guias e laudos, cálculo de impostos, processos de revisão, isenção, imunidade, restituição e exclusão de débitos.
Simples Nacional
Recebimento de recursos e impugnações relacionados à inclusão ou exclusão do Simples Nacional.
Segenp / Sefic – Desenvolvimento Econômico
Serviços para feirantes, ambulantes, pit-dogs, bancas de revistas, permissionários de mercado e food trucks, incluindo cadastros, alterações, licenças e revalidações.
SET – Secretaria Municipal de Trânsito
Atendimentos relacionados a cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, transportes escolares, táxis, mototáxis, empresas de inspeção, recursos de multas, licenciamento, fechamento de vias e diversos serviços para permissionários.
Sehab – Secretaria de Habitação
Solicitação de escrituras públicas
Seplan / Sefic – Planejamento Urbano e Desenvolvimento
Certidões, aprovação de projetos, licenças de construção e demolição, alvarás diversos, regularização fundiária, numeração predial, uso do solo, vistoria técnica, legalização de loteamentos e urbanismo em geral.
Semad – Secretaria Municipal de Administração
Serviços funcionais para servidores públicos: contracheques, declarações, certidões, posse, estágio probatório, progressão e movimentação, além de informações cadastrais e processuais.
Serviços de Terceiros (REST / DMS / NFS-e)
Desbloqueio ou solicitação de nova senha para sistemas como Declaração Mensal de Serviços (DMS) e Nota Fiscal Eletrônica (comum e avulsa); autorização, alteração ou cancelamento de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.
CAE – Cadastro de Atividades Econômicas
Emissão e parcelamento de guias; abertura, alteração, suspensão ou baixa de inscrições (pessoa física ou jurídica); processos relacionados a MEI, exclusão de contador, retorno de atividades, recursos de ISS, isenção, aproveitamento de crédito, restituição e revisão de estimativas.
Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia
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