12 de julho de 2025
Educação e pesquisaEmpresas, Economia e MercadoNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

Falta de formação em gestão e carreira impulsiona novos cursos voltados a estudantes e profissionais de medicina

Pesquisa aponta que mais de 60% dos médicos se sentem despreparados para gerir suas carreiras ao final da faculdade

A maioria dos estudantes de medicina no Brasil se forma sem qualquer preparo para lidar com a realidade da profissão fora do campo estritamente clínico. Dados da mais recente edição da Demografia Médica no Brasil, elaborada pela USP em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), mostram que mais de 60% dos médicos afirmam se sentir despreparados para gerir a própria carreira após a graduação.

A ausência de disciplinas voltadas à gestão financeiraadministração de clínicaplanejamento de carreira e experiência do paciente é apontada como um dos principais gargalos na formação dos futuros profissionais da medicina.

Diante desse cenário, iniciativas voltadas ao desenvolvimento de competências extracurriculares ganham cada vez mais espaço. Uma delas é o curso “Além do Internato”, lançado recentemente pelo cirurgião plástico Dr. Dhyego Curado, especialista em face e rinoplastia, com carreira reconhecida nacional e internacionalmente.

Dr. Dhyego Curado, especialista em face e rinoplastia

Voltado a estudantes de medicina e médicos em formação, o programa aborda temas como gestão de clínicaorganização financeirauso de inteligência artificial aplicada à medicinaatendimento humanizado e estruturação da vida profissional e pessoal. Com acesso online e conteúdo dividido em módulos, a proposta é complementar o que não se aprende nos bancos universitários.

“Sempre me perguntaram como organizei minha carreira, como construí minha clínica, como consigo manter qualidade de vida mesmo com uma agenda cheia. E a resposta é que fui buscar conhecimento fora da medicina tradicional. Agora, decidi transformar isso em conteúdo estruturado para quem quer alavancar sua carreira e sair na frente no mercado de trabalho atual”, explica Dr. Curado.

O curso terá vagas limitadas e será realizado on-line para estudantes de medicina e médicos de todo o País. A lista de espera está aberta, na segunda quinzena do mês de julho as inscrições serão abertas e o curso tem previsão de iniciar em agosto. A expectativa é que iniciativas como essa possam inspirar outras instituições a repensarem o currículo médico tradicional e aproximá-lo da realidade do mercado. O curso já conta com lista de espera para o lançamento.

Todas as informações no instagram: @alem.do.internato ou através do contato +55 62 99929 – 8742

Por WP Conectada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *