Livro aborda a importância de promover o senso de comunidade e o pertencimento nos novos espaços urbanos
Autor goiano mostra que fatores são fundamentais para o desenvolvimento urbano, por isso se tornaram a chave do sucesso de projetos imobiliários. Lançamento da obra para o público aconteceu na última quinta-feira, 31 de julho, no Shopping Flamboyant
Goiânia e sua região metropolitana vêm passando por um crescimento recorde tanto em população quanto em domicílios, sendo papel dos empreendedores imobiliários serem parceiros do poder público no desenvolvimento da qualidade de vida na urbanização.
Dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontaram que a região metropolitana de Goiânia foi a segunda que mais cresceu no Brasil, e a capital já é a décima em população. Dois anos depois, em 2024, o instituto de pesquisas Brain Inteligência Estratégica apontou que Goiânia já é considerada a terceira capital do País que mais lança e vende empreendimentos, só ficando atrás do Rio de Janeiro e São Paulo.
O caminho para se promover o desenvolvimento urbano com qualidade é, na visão do especialista em lançamentos imobiliários, Thiago Cosac, desenvolver projetos que gerem o senso de comunidade e sentimento de pertencimento nos futuros moradores em relação ao local onde vivem.

Manoela Messias
E, como agentes da expansão urbana, é imprescindível que os empreendedores imobiliários tenham este comprometimento. “Cabe aos desenvolvedores urbanos e incorporadores a sensibilidade de planejar bairros ou prédios sejam mais que obras prontas, mas se tornem um legado urbano e social. Um lançamento imobiliário de sucesso não se resume mais ao sucesso financeiro e entrega do imóvel, mas em uma construção de valor para seus clientes – os futuros moradores”, diz ele.
Thiago Cosac é especialista em lançamentos imobiliários com 21 anos de experiência, fundador da Mais VGV Brasil e autor do livro. Ao todo, acumula 14 anos de lançamentos imobiliários e mais de 50 empreendimentos em 21 cidades e 5 estados. Agora ele compartilha sua experiência no livro “100% Vendido” (Editora Savi), lançado na última quinta-feira,31, na Livraria da Vila, no Shopping Flamboyant.
Com 224 páginas, a obra vai muito além do que retratar estratégias comerciais para vender todas as unidades de um lançamento. Na verdade, ela mostra que os resultados financeiros de um empreendimento está diretamente ligado à contribuição real que gera para os moradores e para a cidade.
*Compromisso além da venda*
O senso de comunidade e pertencimento refere-se à sensação de estar integrado e ser parte de algo maior, como um grupo, uma família, um local de trabalho ou uma sociedade, sentindo-se conectado, aceito e valorizado por outros membros. O conceito é uma das vertentes do Novo Urbanismo, que nasceu nos Estados Unidos nos anos 1990 e vem sendo propagado no Brasil no desenvolvimento de bairros planejados.
Embora o Novo Urbanismo trate sobre o desenvolvido para bairros planejados, Thiago Cosac considera que é possível aplicá-lo em condomínios verticais também. Ele observa que o mercado imobiliário está em constante e rápida evolução, e o consumidor de hoje busca espaços com contribuições significativas e reais para seu bem-estar.


“Atualmente, ele busca mais um lugar onde realmente irá se sentir bem; ele quer viver com propósito, ele deseja ter orgulho do espaço onde vai viver. As empresas devem considerar estes aspectos na hora e projetar”, diz
A obra aponta o caminho para concretizar este legado, começando na escolha do terreno, como considerar suas características, como definir o DNA do projeto e a conceituação do empreendimento, e todas demais etapas que envolvem o lançamento. “Inclusive, o pós-venda, que defendo ser uma das principais etapas”, explica o especialista.
Após a venda, é importante cultivar o relacionamento com os clientes, diz o autor. Assim como, após a entrega, apoiar os moradores em alguns passos, como prestar auxílio na implantação da gestão do condomínio ou na fundação de um associação para cuidar o novo bairro que está surgindo. “Tratam-se de boas práticas que irão tornar os moradores aliados no zelo do empreendimento e reforçar o sentimento de pertencimento e senso de comunidade”, diz.
No final, quanto mais eles tiverem prazer em habitar o bairro ou condomínio e mais bem cuidado for este lugar, maior terá sido o sucesso do projeto imobiliário – o que irá gerar credibilidade e recomendação para as empresas, observa Thiago Cosac. “Desta forma, é possível construir um desenvolvimento sustentável e consistente, além de contribuir para que nossas cidades sejam cada vez melhores”, arremata.
Por Manoela Messias
- Secretaria da Cultura de Goiás lança livro de colorir com temática da cidade de Goiás
- Escola em tempo integral deve ter jornada mínima de 35 horas semanais
- Goiás nomeia mais 41 analistas ambientais
- Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
- Ato PGJ determina abertura de novo concurso para 37 vagas de promotor(a) de Justiça substituto(a) em Goiás