Inovações tecnológicas auxiliam no diagnóstico e tratamento da visão
Oftalmologista elenca alguns dos procedimentos que fazem essa área da medicina ser tão moderna
Cerca de 19% da população brasileira têm algum tipo de deficiência visual, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, mais de 6 milhões têm questões severas. Contudo, a oftalmologia é uma das áreas da medicina que se atualiza com mais agilidade e possui diversas inovações tecnológicas para o diagnóstico e tratamento dos vários problemas de visão que acometem as pessoas.
Imagem: divulgação internet
Presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO), Henrique Rocha, salienta essa evolução na sua especialidade. “A cada ano surgem atualizações de exames para os diagnósticos, que ficam mais modernos e precisos. Os tratamentos e cirurgias também não ficam atrás. Atualmente os procedimentos oculares são mais rápidos, podem causar menos incômodos nos pacientes e a recuperação ser mais tranquila”, explica.

O oftalmologista elenca algumas tecnologias que estão disponíveis hoje em dia para o cuidado ocular dos pacientes. Veja a seguir:
– Retinografia digital: Captura imagens da retina em alta definição, permitindo que os oftalmologistas avaliem a saúde ocular de forma mais eficaz. “Essa tecnologia é especialmente útil para detectar doenças como retinopatias diabéticas e hipertensivas, assim como degenerações maculares e outras lesões na retina”, ressalta Henrique Rocha.
– Tomografia de Coerência Óptica (OCT): É uma técnica não invasiva que permite obter imagens detalhadas das camadas internas da retina. Essa tecnologia ajuda os médicos a diagnosticar condições como glaucoma e degeneração macular com maior precisão. Já para intervenções na retina, a OCT tornou-se uma ferramenta crucial. “Essa tecnologia não invasiva permite uma visualização detalhada das camadas da retina, auxiliando os cirurgiões na identificação precisa de problemas, como buracos maculares ou edemas maculares”, pontua o médico.
– Lentes intraoculares avançadas: Evoluíram para além da simples substituição do cristalino. Essas lentes proporcionam uma visão nítida em diferentes distâncias, reduzindo a necessidade de óculos após a cirurgia. “Isso tudo dependerá dos exames prévios do paciente, ou seja, dependerá da qualidade de córnea e da retina dele para ser indicada a melhor lente para ele”, salienta o oftalmologista.
– Cirurgia de catarata: “É uma cirurgia que quando é feita da forma correta, com a indicação correta, as chances de complicações são mínimas, é uma cirurgia muito rápida com pós-operatório indolor e com a volta da visão muito rápida”, destaca Henrique Rocha.
– Cirurgia refrativa a laser: Esta técnica moderna transformou a correção de erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Utilizando laser para remodelar a córnea, esse modelo minimamente invasivo oferece uma recuperação rápida e excelentes resultados. “Um dos mais utilizados é o que chamamos de Lasik, conhecido por sua eficácia, recuperação rápida e resultados duradouros, o que o torna uma opção popular para pessoas que desejam se livrar dos óculos ou das lentes de contato”, destaca o especialista.
Por Dayse Luan
- Em visita à Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, no Setor Morada do Sol, prefeito Sandro Mabel se reúne com lideranças da Região Noroeste
- Goiânia: regularização de veículos passa a ser ofertada no Vapt Vupt Detran
- 4ª edição do Parque Cultural continua neste domingo no Jardim Botânico
- Internet: veja as dicas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais
- Estágio segue sendo a principal porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho