Caldas Novas recebe espetáculo final do projeto ‘A Saga do Mestre Besouro’ no dia 23 de agosto
Apresentação é fruto das oficinas artísticas realizadas pela iniciativa ao longo de um ano. Entrada é gratuita
A conclusão do projeto “A Saga do Mestre Besouro”, da Associação Centro Juvenil pela Vida (Acejuvi), será marcada por um espetáculo musical de mesmo nome que promete emocionar e envolver o público de Caldas Novas. A peça é resultado de um ano de oficinas de música, dança e teatro, coordenadas pelo maestro Fabrício José da Silva e pelos professores Gilmar Silva e Kaique Cavalcante, respectivamente. A apresentação acontecerá em 23 de agosto, às 19h, no Centro de Convenções da rodoviária, na Sala Ipê, com entrada gratuita e intérprete de Libras.
Inspirado na lenda do Mestre Besouro, símbolo de coragem, resistência e identidade cultural, o espetáculo integra os saberes e vivências adquiridos ao longo das oficinas. A montagem reúne os bolsistas selecionados prioritariamente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social, foco do projeto.
Segundo o maestro Fabrício, idealizador do projeto, “a lenda do Mestre Besouro ganhará vida através de cores, sons e movimentos, revelando a força da música brasileira e a expressividade da dança, somadas à magia do teatro”. Ele destaca, ainda, que cada cena, compasso e gesto será fruto do trabalho coletivo, da troca cultural e da valorização das raízes.



Oficinas
Durante um ano, o projeto “A Saga do Mestre Besouro” ofereceu oficinas gratuitas de música, dança e teatro para cerca de 60 participantes, divididos em três turmas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Os conteúdos abordaram ritmos e instrumentos tradicionais, movimentos corporais que expressam energia e ancestralidade e técnicas de interpretação teatral com foco na oralidade e na narrativa popular. Mais do que promover entretenimento, a iniciativa buscou romper barreiras econômicas, ampliar o acesso à formação cultural e valorizar a arte como ferramenta de transformação social na cidade de Caldas Novas.
Maestro Fabrício destaca que cada encontro foi marcado por descobertas, desafios e superações. “A diversidade das experiências proporcionou não apenas o aprendizado técnico, mas também momentos de reflexão sobre nossas raízes e o poder da arte como linguagem universal. O Mestre Besouro não foi apenas um projeto de formação artística, mas uma experiência coletiva de valorização da identidade brasileira, onde cada oficina representou um pedaço vivo da nossa cultura, compartilhado e recriado pelos participantes”, reitera.
Alinhado ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e com o fomento da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/ Ministério da Cultura (TERMO DE FOMENTO FEDERAL nº 948099/2023, regido pela Lei no 13.019/2014 e Decreto no 8.726/2016), o projeto “A Saga do Mestre Besouro” é uma realização da ACEJUVI, com produção executiva da Cereja do Cerrado Produções e apoio das Secretarias de Turismo e de Ação Social de Caldas Novas.

SERVIÇO
Espetáculo “A Saga do Mestre Besouro”
Data: 23 de agosto
Horário: 19h
Local: Sala Ipê, Centro de Convenções da Rodoviária de Caldas Novas
Mais informações: Instagram @acejuvi_associacao
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada: Gratuita
Por Olho Comunicação