Projeto Vozes do Cerrado nas Escolas, com Juraildes da Cruz, leva oito apresentações gratuitas para escolas públicas de Goiás
Espetáculos acontecem em Goiânia, Brazabrantes e Inhumas até dia 8 de setembro
O cantor e compositor goiano Juraildes da Cruz dá início ao projeto Vozes do Cerrado nas Escolas, que realizará oito apresentações musicais gratuitas em instituições públicas estaduais e municipais de Goiás. A iniciativa contempla as cidades de Goiânia, Brazabrantes e Inhumas, levando arte e cultura diretamente para crianças e adolescentes em idade escolar.
Os espetáculos acontecem até dia 8 de setembro, sempre com a participação de músicos renomados, sob a direção musical de Luiz Chaffin, e acompanhados por Edilson Morais (percussões), Bia Tavares e João Pedro (backing vocals).
Em Goiânia, a programação será às 19h30 e passará pelas seguintes escolas: Escola Prof. Leonísia Naves de Almeida (25/08), Escola Municipal Madre Francisca (27/08), Escola Municipal Jesuína de Abreu (01/09), Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral (02/09), Escola Municipal Residencial Itaipu (03/09) e Escola Municipal Jardim Nova Esperança (04/09).
Já em Brazabrantes, a apresentação será no Colégio Estadual Rui Barbosa, às 9h30, e em Inhumas em escola a ser definida.

O projeto tem como proposta valorizar as tradições culturais goianas e promover a conscientização ambiental, especialmente sobre a preservação do Cerrado, por meio da música.
Segundo Juraildes, a iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e despertar reflexões importantes. “Queremos ampliar o acesso à cultura, fortalecer a relação da comunidade com o Cerrado e difundir a consciência ambiental, levando música gratuita e de qualidade a todos”, afirma o artista.
“Como diria Tim Maia, em Canário do Reino: ‘Não precisa de dinheiro pra ouvir meu canto, sou canário do reino, canto em qualquer lugar’. Todos devem ter o direito de acessar e valorizar o que há de melhor na arte produzida em nosso Estado”, completa.
Sobre Juraildes da Cruz:
Juraildes da Cruz, cantor e compositor goiano, nasceu em Aurora do Norte e cresceu imerso na música popular brasileira, ouvindo catiras, cantigas de roda, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Mudou-se para Goiânia aos nove anos, onde aprendeu violão e ampliou suas influências com a Jovem Guarda, MPB e rock dos anos 70.
Iniciou sua carreira artística em 1976, vencendo o Festival de Arte de Inhumas, e participou de mais de cem festivais pelo país. Ganhou destaque no Festival Tupi-79, ao lado de Genésio Tocantins e artistas como Caetano Veloso, Elba Ramalho e Alceu Valença.
Seu primeiro disco, Cheiro da Terra (1990), contou com músicos consagrados como Paulo Moura e Sebastião Tapajós. Suas composições já foram gravadas por nomes como Pena Branca & Xavantinho, Xangai e Margareth Menezes. Também integrou o Projeto Pixinguinha, com turnê por oito capitais e gravação de DVD.
Além disso, ele foi vencedor do troféu de “Melhor Cantor” por voto popular na 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira (2010), uma conquista marcante principalmente por vir da escolha do público do Estadão. Outro destaque notável da sua carreira é que sua composição “Nóis é Jeca, Mais é Joia” foi escolhida como tema de abertura da série “Pablo e Luisão”, exibida pela Globoplay, uma forma poderosa de levar o ritmo e a poesia do cerrado para uma audiência contemporânea via streaming
Concurso Maria da Penha
O cantor e compositor Juraildes da Cruz, em parceria com João Araújo, foi um dos vencedores da 4ª edição do Concurso de Música sobre a Lei Maria da Penha, realizado em 2016. A canção premiada, intitulada “Maria da Penha”,se destacou entre os participantes e foi promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com o Banco Mundial e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal. Como parte da premiação, os artistas receberam um videoclipe da música com legendas em inglês e espanhol. A obra também ganhou projeção internacional, sendo destacada no jornal El País, da Espanha, e divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Serviço:
Projeto Vozes do Cerrado com Juraildes Cruz
Quando: 25 de agosto a 8 de setembro
Onde: Escolas públicas municipais e estaduais de Goiânia, Inhumas e Brazabrantes
Horários: 19h30 (Goiânia), 9h30 (Brazabrantes e Inhumas)
Discografia:
“Cheiro de Terra” – 1990 (vinil)
CD “Um Lugar Seguro” – 1998
CD “Hot Dog Latino” – 2002
CD “Cantão pro Mundo” – 2004
CD “Nóis é Jeca, Mais é Jóia” – 2005 (parceira com Xangai) CD “Meninos” – 2005
CD “Roda Gigante” – 2009 (prêmio projeto Pixinguinha)
DVD “Meninos” – 2010
CD “Roda Gigante 2” – 2010
CD “Joia do Cerrado” – 2012
CD “Aurora Régia” – 2014
Por FatoMais Comunicação
- Em Goiânia, solicitação de autorização de publicidade passa a ser realizada de forma online
- Studio Dançarte oferece 80 bolsas de estudo em dança para alunos da rede pública
- Shopping Cerrado recebe evento gratuito para gestantes nos dias 27 e 28 de agosto
- Goiânia se torna referência no mercado de multipropriedade que movimenta R$ 92,7 bilhões
- Com foco no campo Umuarama Toyota participa de encontro técnico no sudoeste goiano