Goiás: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulga resultado preliminar do PAA Quilombola 2025
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) divulga o resultado preliminar do Chamamento Público nº 01/2025, referente ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Quilombola), na modalidade Compra com Doação Simultânea.
A iniciativa seleciona agricultores familiares quilombolas para o fornecimento de alimentos destinados a entidades sociais, que farão a distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade.
Foto-Rafael-Zart-MDS
Ao todo, foram recebidas 245 propostas, das quais 134 foram classificadas preliminarmente como beneficiários fornecedores no âmbito do programa. Outras 94 ficaram em cadastro reserva e 17 foram reprovadas, totalizando R$ 1.999.667,19 em propostas classificadas, dentro do limite de R$ 2 milhões disponibilizados pelo Goiás Social, via Fundo Protege.
Entre os municípios com maior participação, destacam-se: Flores de Goiás (51 propostas classificadas) e Cavalcante (47 propostas), seguidos por Minaçu (16), Cidade Ocidental (4), São João d’Aliança (4) e Simolândia (4).
No total, 11 municípios foram contemplados, com propostas classificadas de forma preliminar.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destaca que o PAA Quilombola é uma das políticas públicas mais importantes para garantir inclusão produtiva e dignidade às comunidades tradicionais.
“Mais do que ampliar oportunidades, o programa assegura geração de renda aos agricultores familiares quilombolas e fortalece a segurança alimentar de milhares de famílias em Goiás”, afirmou.
Recurso e resultado final
Após a publicação do resultado preliminar, que ocorreu nesta terça-feira (26/08), será facultado a qualquer interessado o direito de interpor recurso administrativo, nos termos e prazos estabelecidos no Chamamento Público.
O prazo para oposição é até esta sexta-feira (29/08), três dias úteis, contados a partir da divulgação oficial do ranqueamento no Diário Oficial do Estado (DOE) e nos sites oficiais da Seapa e da Emater Goiás.
O resultado definitivo será publicado no DOE em 10 de setembro.
Após a homologação, os produtores classificados deverão aguardar a emissão da Ordem de fornecimento a ser emitida pela Seapa, e deverão buscar a unidade local da Emater para elaboração do seu calendário de entregas junto a entidade social habilitada para recebimento dos produtos em cada município.
Os alimentos adquiridos serão repassados imediatamente às entidades sociais cadastradas, garantindo abastecimento contínuo e apoio direto às famílias em situação de insegurança alimentar.
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás
- Procon Goiânia notifica instituição de ensino superior por descumprimento na entrega de histórico acadêmico
- Goiás: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulga resultado preliminar do PAA Quilombola 2025
- Entenda o que é e como vai funcionar a nova tecnologia da TV 3.0
- No Centro-Oeste, Fernando Cavalcanti recebe Troféu Leão Dourado
- Aeroporto de Goiânia realiza ação de voluntariado no Projeto Amar