16 de setembro de 2025
Direito e cidadaniaNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

Secretaria da Saúde de Goiás e Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), unem esforços para campanha De Olho nos Olhinhos

Ação no último sábado (13/09), teve como objetivo promover diagnóstico precoce de retinoblastoma, tipo raro de câncer ocular. 120 crianças, entre 0 e 5 anos, residentes na capital e em municípios do interior, participaram da iniciativa (Foto: Iron Braz )

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG) se uniram na realização da campanha De Olho nos Olhinhos.

A ação, que ocorreu no último sábado (13/09), teve o objetivo de promover o diagnóstico precoce de retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular. Ao todo, 120 crianças, entre 0 e 5 anos, residentes na capital e em municípios do interior, participaram da ação. Elas se foram submetidas a exames preventivos, receberam brindes e interagiram com o personagem Cerofinho, mascote da unidade hospitalar.

A campanha de Olho nos Olhinhos foi realizada simultaneamente em todo o país. Em Goiás, os atendimentos preventivos foram feitos no Cerof e no Hospital de Olhos de Aparecida de Goiânia. Já a parte de conscientização sobre a enfermidade ocorreu no Buriti Shopping, também em Aparecida de Goiânia.

O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, acentuou que as crianças que apresentarem resultado positivo de retinoblastoma terão a garantia de continuidade do tratamento no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) ou no Hospital Araújo Jorge.

A coordenadora da campanha no Cerof, a médica oftalmologista Márcia Cartaxo, destacou que a detecção precoce do retinoblastoma é fundamental para “salvar os olhos” das crianças.

A doença, conforme disse, pode causar cegueira ou mesmo perda total de um ou dos dois olhos, quando a lesão for bilateral. A médica acentuou, também, que os pais devem ficar atentos aos principais sintomas da enfermidade, entre eles o reflexo esbranquiçado no olho, estrabismo e inflamação.

Interação

Para as crianças, a participação na campanha teve significado de diversão. Os gêmeos Arthur e Heitor Quirino da Luz, de 5 anos, brincaram com os chapeuzinhos e lápis de cor que receberam durante a atividade e encantaram-se com o Cerofinho. A mãe deles, a servidora pública Isabela Quirino Barreto, disse que levou as crianças ao Cerof para realizar os exames e verificar se eles apresentam algum problema ocular.

“Percebo o carinho que a equipe do Cerof tem com os pacientes de todas as idades. Quando vi que seria realizada a campanha, decidi trazer os meus filhos”, sublinhou.

A dona de casa Cinthia Alonso de Moraes não mediu esforços em levar a filha, Maria Cecília Moraes Oliveira, de 5 anos, ao Cerof. 

“Eu tenho visão monocular e, por isso, sempre levo minha filha para acompanhamento, para ter a certeza de que tudo está bem”, enfatizou.

Para ela, a campanha De Olho nos Olhinhos é muito importante porque muitas pessoas não têm conhecimento da necessidade de realizar exames nas crianças após o nascimento e de levá-las regularmente ao oftalmologista para verificar como está a saúde dos olhos.

Editado por Hosana Alves/Agência Cora via Secretaria da Saúde de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *