4 de outubro de 2025
Educação e pesquisaEmpresas, Economia e MercadoMeio ambienteNoticia, Política e GovernoShows e Eventos

Festival Guardiões da Arte promove ações socioambientais em Pirenópolis

Palestras sobre separação de lixo e coleta seletiva, dentre outras atividades, têm  sido levadas às escolas e empresas do município com o apoio de instituições como a CATAPIRI e o CONDEMA

O Instituto Guardiã do Ser promove nos dias 9, 10 e 11 de outubro o Festival Guardiões da Arte, em Pirenópolis. O evento, que receberá atrações musicais locais, além do show nacional da cantora Roberta Campos – tudo com entrada gratuita, também realiza no município ações afirmativas como contrapartida ao patrocínio cultural da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura / Governo Federal – União e Reconstrução.

“Está na DNA do Instituto Guardiã do Ser, organizadora do evento, esse olhar para o meio ambiente e para o ser humano. Por isso, todas as nossas ações trazem esse cuidado com as questões socioambientais que afligem a todos nós”, conta Dante Ventura, presidente do instituto e idealizador do festival. 

Palestras nas escolas e empresas sobre a separação do lixo e a coleta seletiva, ações de reflorestamento de nascentes, excursão com alunos da rede municipal de ensino para conhecerem os frutos do cerrado, e até a realização de um fórum para a discussão de ideias e projetos que tornem Pirenópolis uma cidade sustentável integram a programação do festival. 

“Desde a primeira edição do festival, em 2023, temos desenvolvido ações de sustentabilidade, como a campanha inédita na cidade com foco na redução do plástico que contou com a adesão de comerciantes locais”, enfatiza. Além disso, o Festival Guardiões da Arte também promove a realização do projeto ‘’Adote um Artista’’, um incentivo a empresas ou indivíduos que tenham interesse em apoiar artistas em todas as necessidades de seu universo artístico”, diz Dante. “Outra frente que temos trabalhado e que tem nos dado imensa alegria é a apresentação do projeto Guardião do Ser em escolas dos povoados de Pirenópolis, por meio da qual trabalhamos a importância de sermos todos guardiões da arte, da natureza e do ser”, finalizou. 

Palestras

A série de palestras promovida pelo festival teve início no Dia Nacional do Cerrado (11 de setembro), em um grande evento realizado pela Prefeitura de Pirenópolis, e é realizada em parceria com a Associação dos Catadores de Recicláveis de Pirenópolis – CATAPIRi, por meio de sua presidente Vera Santas, e do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente de Pirenópolis – CONDEMA, por meio de seu presidente Tadeu Costa. 

Com o tema “Cuidando do Cerrado: uma atitude cidadã”, eles abordam questões tais como a importância da separação de resíduos e da necessidade de construir ações de cuidado com o meio ambiente. As palestras são voltadas para escolas e empresas. Ainda em setembro, alunos da Escola Estadual Santo Agostinho e colaboradores da Pousada Rancho do Ralf foram beneficiados com o conteúdo dos especialistas. 

Sobre o festival Guardiões da Arte

O evento é uma realização do Instituto Guardiã do Ser, tendo sido realizado pela primeira vez em 2023, em Pirenópolis (GO). Neste ano, celebra uma parceria com a Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI, mantendo a sua missão de promover a arte e a sustentabilidade, por meio de uma rica programação musical que valoriza os artistas locais, além de ações inclusivas e socioambientais em empresas e escolas. 

O evento homenageia, ainda, a obra da artista plástica pirenopolina Safia. As atrações musicais e toda a programação do Festival Guardiões da Arte podem ser conferidas pelo Instagram @guardiadoser.

Por Olho Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *