Sífilis ainda é desafio para a saúde pública: HDT chama atenção no Outubro Verde
Informação, diagnóstico precoce e prevenção são aliados no enfrentamento da doença
O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), reforça neste mês de Outubro a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis. Apesar de antiga, a doença ainda é um desafio para a saúde pública e pode trazer graves consequências quando não tratada adequadamente, especialmente no caso da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, foram registrados 10.148 casos de sífilis adquirida em 2024. Já em 2025, até o momento, são 8.085 casos. Entre gestantes, os números também preocupam: 3.304 casos em 2024 e 2.377 em 2025. A sífilis congênita, que ocorre quando o bebê já nasce infectado, teve 514 registros e seis óbitos em 2024, e 469 registros e seis óbitos em 2025.
O HDT, referência estadual no tratamento de doenças infectocontagiosas, registrou 263 casos de sífilis em adultos em 2024. Até setembro deste ano, já foram confirmados 193 casos, praticamente o mesmo número do mesmo período de 2023, que teve 192 registros.
Sintomas e formas de transmissão
A infectologista do HDT, Marina Roriz, explica que a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), transmitida principalmente durante a relação sexual desprotegida. Também pode ocorrer transmissão por transfusão de sangue (casos raros) e da mãe para o bebê durante a gestação.
Nos adultos, a sífilis pode permanecer silenciosa por anos e evolui em diferentes fases:
- Sífilis primária: lesões genitais indolores, muitas vezes despercebidas;
- Sífilis secundária: lesões de pele em várias partes do corpo, inclusive nas palmas das mãos e plantas dos pés, o que deve acender o alerta para testagem;
- Sífilis terciária: em casos mais avançados, pode atingir o sistema nervoso central, levando a convulsões, perda motora e até quadros demenciais.
Em gestantes, o risco maior é para o bebê, que pode nascer com deformidades ósseas, problemas neurológicos e sequelas permanentes.
Prevenção e tratamento
Segundo a médica, a sífilis tem prevenção simples e tratamento eficaz. “O uso do preservativo e a testagem regular são as principais formas de proteção. Quanto mais pessoas fizerem o teste, menos chance a doença tem de se espalhar. O tratamento é feito com penicilina, um medicamento acessível e de aplicação gratuita pelo SUS”, afirma Marina Roriz.
A especialista reforça que pessoas com vida sexual ativa devem realizar testagem ao menos uma vez por ano para sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C.
Compromisso coletivo
O Outubro Verde, mês nacional de combate à sífilis, reforça o chamado para o engajamento de toda a sociedade. Com informação de qualidade, prevenção e acompanhamento regular, é possível reduzir o número de casos e avançar rumo à eliminação da sífilis congênita em Goiás.
Sobre o HDT
Referência em média e alta complexidade em Goiás, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) se destaca pelo atendimento especializado no tratamento de doenças como HIV/aids, tuberculose, meningite, hepatites virais, tétano e acidentes com animais peçonhentos. O HDT é o único hospital da América Latina, com foco exclusivo em Infectologia, a conquistar o selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade e segurança da assistência em saúde reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 25 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad desde 2012 e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade desde 2013.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Comunicação Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)
- DJ Pablo Kossa se apresenta no Metropolitan Mall neste sábado (4) com set de rock, brasilidades e música negra
- O Boticário lança linhas de Next e Sophie inspiradas no Homem-Aranha Miles Morales e Gwen Stacy para o Dia das Crianças
- Goiânia Shopping celebra o Dia das Crianças com oficinas inéditas e divertidas
- Copa EBM de Vôlei de Praia movimenta Arena Verano neste sábado em Goiânia
- Sicredi Cerrado GO é parceira da ExpoJataí