Pirenópolis recebe shows gratuitos de 9 a 11 de outubro
A cantora Roberta Campos, grande nome da MPB nacional, é uma das atrações do Festival Guardiões da Arte que, além de shows musicais, também investe em ações socioambientais
Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, Pirenópolis sedia a segunda edição do Festival Guardiões da Arte, promovido pelo Instituto Guardiã do Ser, este ano em parceria com a Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI. Na programação musical, shows da cantora Roberta Campos, Cia Boca do Lixo, Débora di Sá, Eli, Euterpe, Kalango Duo, Marcelo Del Matos, Renato Castelo e Otávio Macciel.
Todas as atrações são gratuitas e acontecerão no Theatro Sebastião Pompeo de Pina, à exceção do show de Marcelo Del Matos e Renato Castelo, que será sediado no Salão Paroquial. Além deles, o festival contará com as performances musicais de Lucas Moraes e Sarará Santos, nos dias 9 e 10 de outubro, respectivamente, em horários e locais surpresa.
Retirada de ingressos
Toda a programação é gratuita, “mas por uma questão de organização, tendo em vista o grande reconhecimento e prestígio da cantora Roberta Campos e a capacidade global do teatro, para o seu show e de Otávio Macciel, que acontecem no dia 11/10, os interessados deverão retirar o ingresso antecipadamente na loja Canoa, ponto exclusivo de distribuição do festival”, explica Dante Ventura, idealizador do Guardiões da Arte. “Será disponibilizado um ingresso por CPF”, complementa. A loja Canoa está localizada na Rua Rui Barbosa, em Pirenópolis (paralela à Rua do Lazer).
Roberta Campos apresenta “Coisas de Viver”
Com direção musical assinada pela própria artista, o espetáculo de Roberta Campos promete encantar a plateia com seus grandes sucessos como “De Janeiro a Janeiro” e “Minha Felicidade”, versões peculiares de grandes músicas nacionais e, claro, canções do novo disco. Gravado em São Paulo no estúdio Space Blues, “Coisas de Viver” apresenta oito músicas inéditas e autorais, calcadas muito mais no folk – gênero que ajudou a popularizar o Brasil – do que no pop.
“É um disco confessional, íntimo, profundo e corajoso”, conta Roberta. O show promete manter a proposta do álbum, com a organicidade e vivacidade que a obra pede, além de contar com a participação especial do músico Dante Ventura.
Homenagem
Em 2025, o evento homenageia a obra da artista plástica pirenopolina Safia. Nascida na Serra de Pireneus, sob o nome de Celestina Teixeira Siqueira, Safia é artista multimídia, conhecida por suas esculturas e pinturas, além de ser poeta, musicista, escritora e contadora de histórias.
Ações afirmativas
Palestras nas escolas e empresas sobre a separação do lixo e a coleta seletiva, ações de reflorestamento de nascentes, excursão com alunos da rede municipal de ensino para conhecerem os frutos do cerrado, e até a realização de um fórum para a discussão de ideias e projetos que tornem Pirenópolis uma cidade sustentável integram a programação do festival até o final de 2025.
“Está no DNA do Instituto Guardiã do Ser, organizadora do evento, esse olhar para o meio ambiente e para o ser humano. Por isso, todas as nossas ações trazem esse cuidado com as questões socioambientais que afligem a todos nós”, conta Dante, que preside o instituto. O Festival Guardiões da Arte também promove a realização do projeto ‘’Adote um Artista’’, um incentivo a empresas ou indivíduos que tenham interesse em apoiar artistas em todas as necessidades de seu universo artístico”, diz.
Outra frente de trabalho é a apresentação do projeto Guardião do Ser em escolas dos povoados de Pirenópolis, por meio da qual trabalha-se a importância de sermos todos guardiões da arte, da natureza e do ser. “Neste sentido, é imprescindível agradecer as empresas que têm foco nas ações de ESG (Ambiental, Social e Governança) e investem no Marketing Cultural tornando tudo isso possível: tanto a realização das atrações culturais, quanto as ações afirmativas”, enfatizou Dante ao lembrar do patrocínio do Grupo Kelldrin, Cel Energia e Moinho Fino.
Sobre o evento
O Festival Guardiões da Arte é uma realização do Instituto Guardiã do Ser, tendo sido realizado pela primeira vez em 2023, na cidade de Pirenópolis (GO). Em sua segunda edição, mantém a sua missão, celebrando a arte e a sustentabilidade, por meio de uma rica programação musical, que valoriza os artistas locais, e de ações inclusivas e socioambientais em empresas e escolas. Este ano, celebra uma parceria com a Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI e a Casa de Autores.
O evento é apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura / Governo Federal – União e Reconstrução. Conta com o patrocínio do Grupo Kelldrin, Cel Energia e Moinho Fino; e o apoio institucional do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada; da Prefeitura de Pirenópolis, por meio das Secretarias de Turismo, Semob e Seduc; e do SESC. Também conta com o apoio da Sorveteria Colorê, Pirenópolis Natural SPA, Restaurante HAIKAI e Rtep- Soluções Industriais.
Por Olho Comunicação
- Pirenópolis recebe shows gratuitos de 9 a 11 de outubro
- Gastronomia francesa inspira evento na Bontempo Goiânia
- Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina
- Pejotização pode levar ao fim da Previdência, alerta secretário
- Goiás atrai novos moradores e aquece mercado de imóveis de alto padrão