Fundação Nestore Scodro promove leitura e arte com o projeto Ler Para Ser
Iniciativa leva livros e atividades culturais a crianças e adolescentes, despertando o gosto pela leitura e estimulando a criatividade em Aparecida de Goiânia
A Fundação Nestore Scodro, mantida pela GSA Alimentos, ampliou suas ações culturais em Aparecida de Goiânia por meio da parceria com o Movimento Ler Para Ser, iniciativa que leva literatura e atividades artísticas a crianças e adolescentes da cidade.
O projeto chegou ao Colégio Estadual Itagiba Laureano Dornelles, parceiro da Fundação desde 2010, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e proporcionar experiências culturais enriquecedoras. Os alunos do 7º ano participam de encontros mensais que integram literatura e arte, nos quais cada criança recebe um livro novo para levar para casa, tornando a experiência literária mais concreta e duradoura. Até o momento, os estudantes já leram e refletiram sobre duas obras literárias.
Para Melissa Pomi, uma das fundadoras do Ler Para Ser, a iniciativa nasceu do desejo de criar um impacto social por meio da literatura. “Percebemos que não existe um movimento que leve as pessoas até uma biblioteca, então decidimos levar a literatura até elas, integrando outras formas de arte para ampliar a experiência e estimular todos os sentidos”, explica Melissa.
O nome do projeto reflete sua essência: “Ler Para Ser”. Segundo Melissa, “a leitura permite que nos reconheçamos, ampliemos nossa visão de mundo e desenvolvamos empatia e consciência. Ler Para Ser significa exatamente isso: ler para sermos mais conscientes e ativos na vida”.



Os encontros
Cada encontro do projeto combina literatura com diferentes formas de expressão artística. Em uma das atividades, as crianças exploraram a pintura inspirada no livro Eu sou a vida, criando uma experiência sensorial que uniu literatura e arte visual. Já na leitura de Uniforme, de Tino Freitas, o foco foi o desenvolvimento de movimentos corporais, integrando a narrativa ao movimento e à expressão física. “Fazemos associações sutis para enriquecer o aprendizado e o desenvolvimento das crianças”, explica a equipe do projeto.
O retorno tem sido muito positivo: os participantes lembram das obras lidas e muitas crianças pedem aos pais que reservem um espaço em casa para seus livros. Além disso, os títulos escolhidos são atemporais, permitindo reflexões não apenas para crianças, mas também para adultos, reforçando o impacto duradouro do projeto.
O Ler Para Ser começou em 2023 atendendo três instituições e, atualmente, atua com três escolas, duas comunidades e uma creche. A seleção das instituições depende de calendário, disponibilidade e recursos, e o projeto recebe apoio de doações e trabalho voluntário, com o objetivo de expandir gradualmente e estimular a cultura leitora na cidade.
Raimundo Júnior, diretor da Fundação e gerente financeiro da GSA Alimentos, destaca que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a formação cultural e educacional das novas gerações, contribuindo para o legado do fundador, Nestore Scodro, de valorizar pessoas e investir no bem-estar das famílias da comunidade.
Sobre a GSA | #JeitoGSAdeser
Especializada na fabricação de macarrão instantâneo, refrescos em pó, salgadinhos, mistura para sopão, pipoca para micro-ondas e misturas para bolo.
Fundada em 1984, a GSA é administrada por Sandro Marques Scodro. Neste período, a empresa cresceu e adquiriu novas marcas e produtos. A GSA é responsável pelos produtos das marcas Refreskant, Sandella, Velly, Produtos Paulista, Icebel, Yolle, Sanditos, SanChips e Dona Raiz.
Mais: www.grupogsa.com.br
Por Mac Jornalismo
- BC aprova aumento de capital em instituições ligadas ao Banco Master
- Termina nesta quarta-feira prazo para pagamento do valor total do IPVA 2025, em Goiás
- Conheça 35 tipos de dor de cabeça e 15 sinais de gravidade
- Zoológico supera expectativa de público e nove mil pessoas visitam espaço no último domingo
- Criança com dificuldade de coordenação motora tende a perceber menos o ambiente no entorno