Iniciativas de empresas incentivam o hábito da Leitura entre colaboradores
Bibliotecas nas obras, clube do livro e empréstimos de títulos entre colegas são algumas das ações que empresas da construção civil promovem e apoiam em prol da leitura
O mês de outubro celebra duas importantes datas para a educação e a cultura brasileiras: o Dia Nacional da Leitura, comemorado no dia 12, e o Dia Nacional do Livro, no dia 29.
Imagens:Divulgação internet
Levantamento recente da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024, realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) apontou uma queda expressiva na leitura no país Brasil: mais da metade dos brasileiros (53%) não leu nenhum livro nos últimos meses, resultando em uma média de apenas 3,96 livros lidos por pessoa, chegando ao menor patamar em 23 anos. O levantamento registrou ainda que a média de livros lidos por brasileiros é de 3,96 por ano, também a menor da história, graças à perda de interesse pela leitura, dando espaço para outras atividades de lazer, como por exemplo, redes sociais e o streaming.
Por este motivo, iniciativas governamentais e de empresas privadas são fundamentais ao incentivo da leitura, que oferece ganhos não apenas educacionais, mas sociais, culturais, de vocabulário, ao desenvolvimento criativo e cognitivo do indivíduo. Com o objetivo de incentivar a leitura entre os colaboradores, não apenas por meio do empréstimo de livros, mas também oferecendo um espaço de convivência e descontração, a Dinâmica Incorporadora criou, em 2021, o projeto Leitura Dinâmica. Inicialmente implantado na sede da empresa, a biblioteca corporativa disponibiliza títulos de diversos gêneros literários. Posteriormente, as bibliotecas foram instaladas também nas obras da incorporadora, acompanhando o avanço das construções e a disponibilidade de espaços adequados para sua montagem. Além disso, campanhas de doação de livros são promovidas para iniciar o acervo das bibliotecas.


No mesmo ano, a diretoria, gestores e colaboradores criaram o Clube da Leitura, que realiza a escolha e leitura de uma obra a cada três meses aproximadamente, estimulando o compartilhamento de ideias e o hábito da leitura em grupo. O engenheiro civil Marco Antônio Soares de Carvalho, que participa de iniciativa desde o início, estima que o grupo – formado por 16 pessoas – já leu em torno de 18 livros e avalia a experiência como altamente positiva. “O clube estimula a disciplina de leitura, algo que muitas vezes é deixado de lado na rotina corrida. Além de incentivar o hábito diário — mesmo que por poucos minutos —, promove discussões enriquecedoras, nas quais diferentes percepções sobre os livros são compartilhadas. As obras lidas, em geral de gestão e de autores renomados, contribuem para o crescimento pessoal e profissional. Os líderes reconhecem a leitura como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e evolução de todos”, considera Marco Antônio, que é coordenador de obras da Dinâmica.
A Terral Incorporadora também investe em projetos que incentivam a leitura. A Estante Literária é uma iniciativa criada no Espaço Terral para estimular o hábito da leitura e aproximar pessoas por meio dos livros. O projeto funciona de forma simples e colaborativa: quem visita o Espaço Terral pode pegar emprestado um livro e, se quiser, deixar outro, criando um fluxo constante de histórias, ideias e experiências. A ação reforça o compromisso da Terral com a valorização dos espaços coletivos e com a promoção de pequenos gestos que transformam o cotidiano das pessoas.
Segundo Pabliny Caetano, idealizadora do projeto, a ideia surgiu de uma parede vazia. Ao repensarem o local e seguindo uma das principais premissas da empresa — a de aproveitar da melhor maneira todos os espaços —, entenderam que proporcionar um ambiente para leitura e contribuir com a comunidade seria uma forma de não apenas incentivar o hábito, mas também quebrar barreiras. “Queríamos explorar esse espaço de uma forma funcional e que trouxesse mais vida pro Espaço Terral. E não há nada melhor que um bom livro pra alegrar um ambiente”, explica.
Biblioteca Consciente
Criada há quase sete anos, a Biblioteca Consciente é um projeto que investe no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores que atuam no canteiro de obras da Consciente Construtora e Incorporadora, ressignificando as pausas para descanso durante o turno de trabalho. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex mostrou que o hábito da leitura ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Esse mesmo estudo revelou, ainda, que os sujeitos analisados durante a pesquisa diminuíram a frequência cardíaca e aliviaram a tensão dos músculos, tendo relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. “Acreditamos que investir em saúde e ter colaboradores mentalmente saudáveis contribui diretamente para a qualidade de vida dos nossos profissionais, na produtividade e no clima do dia a dia no trabalho”, destaca o presidente do Instituto Consciente – braço socioambiental da incorporadora, Felipe Inácio.
Por Mariana Clímaco
- Orquestra Sinfônica de Goiânia celebra 32 anos em concerto e sessão especial na Câmara Municipal
- Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda
- Festa da Padroeira reuniu mais de 494 mil pessoas em Aparecida
- Campanha “Onde o Paraíso se Revela” da Aviva é premiada internacionalmente pelo LASOS 2025
- Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável