18 de outubro de 2025
Casa e construçãoEmpresas, Economia e MercadoNoticia, Política e Governo

Profissional qualificado na construção civil tem potencial para se tornar empreendedor em Goiás

Para enfrentar o problema de déficit de mão de obra, setor oferece qualificação gratuita. Um dos exemplos é o Instituto Elon Soares, que oferece cursos na área. Inscrições podem ser feitas durante todo o mês de outubro

Mês a mês a construção civil está entre as áreas que mais empregam em Goiás e no país e em agosto não foi diferente. Dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam saldo positivo de 956 vagas, deixando o setor atrás somente de serviços (2.677). No acumulado do ano, a vice-liderança também se mantém, com 12.899 vagas de emprego. 

Entretanto, a falta de mão de obra anda lado a lado com o crescimento do setor. Para o especialista em governança corporativa e sucessão familiar e presidente do Conselho de Administração e de Família do Grupo Soares e do Instituto Elon Soares, Marcelo Camorim, o desafio é atrair jovens talentos para o segmento que, atualmente, enfrenta a concorrência com novas atividades profissionais, principalmente focadas no empreendedorismo digital. 

Conforme Camorim, é possível que profissionais qualificados possam também empreender e ter o próprio negócio – um das ambições mais presentes na Geração Z.  “O setor da construção é dinâmico e grande gerador de oportunidades, então um profissional que não deseje ser celetista em uma construtora também pode empreender no segmento se tornando um prestador de serviços ou até abrindo sua própria empresa, onde poderá até gerar outras oportunidades de emprego”, completa ele. 

Unindo esses pontos, está o Instituto Elon Soares (IES), inaugurado em 10 de outubro, iniciativa do Grupo Soares, holding goiana que começou sua história há cerca de 60 anos em Goiânia com a fundação da loja de materiais de construção Irmãos Soares. 

Para este ano, estão previstos cinco cursos totalmente gratuitos, de forma presencial, na sede da instituição, construída no grupo no Setor Jardim Scala, em Trindade, Goiás, sendo pintor de obras, revestidor de pisos, aplicador de impermeabilizante, instalador de telhado e encanador/ instalador hidráulico. As inscrições seguem abertas até o final de outubro e ainda há vagas, em especial, para  aplicador de impermeabilização  e  instalador de telhados.  Inscrições devem ser feitas pelo site https://institutoelonsoares.org.br.


“Teremos em média 24 horas de teoria e mais de 40 horas de prática para cada curso. E as pessoas que concluírem o curso irão receber certificado e poderão ser encaminhadas diretamente para o mercado de trabalho”, informa a coordenadora pedagógica do IES, Rízia Damares de Oliveira Rodrigues. Ainda segundo ela, os estudantes que concluírem os cursos poderão ser encaminhados diretamente ao mercado de trabalho.

Instituto Elon Soares

O Instituto Elon Soares (IES), criado pelo fundador do Grupo Soares, holding goiana que teve início há quase 60 anos com a Irmãos Soares, leva o nome do seu fundador, o empresário Elon Soares (in memorian). O espaço  tem o propósito de dar seguimento à realização de seu maior sonho: o de ajudar  jovens a trilharem o caminho do empreendedorismo e desenvolvimento profissional, assim como ele trilhou em sua juventude. 

O IES tem como parceria empresas que são referência em suas áreas de atuação na construção civil e vão contribuir trazendo sua expertise e amplo conhecimento sobre cada área, como Quartzolit, Eternit e Amanco, para oferecer um curso que agregue valor de mercado tanto para os profissionais que poderão ser contratados por construtoras, quanto por aqueles que desejarem empreender no segmento.

Por Valdevane Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *