Setor imobiliário impulsiona mercado de trabalho para quem tem mais de 60 anos em Goiás
Segundo pesquisa, público já representa 20% dos corretores de imóveis e mostra tendência da população se manter ativa, produtiva e engajada socialmente
Com o envelhecimento da população brasileira, o mercado de trabalho tem se reinventado — e o setor imobiliário vem se destacando nesse movimento. Segundo o Censo Demográfico de 2022, o país já conta com 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 15,8% da população — crescimento de 56% em relação ao último levantamento. Um estudo do Grupo OLX, com base na PNAD Contínua do IBGE, mostra que esse público já representa 20% dos corretores de imóveis no Brasil, quatro pontos percentuais a mais do que em 2019. O dado reforça que envelhecer, hoje, não significa desacelerar, mas seguir ativo, produtivo e socialmente engajado.
“Esses profissionais aproveitam sua rede de contatos, conhecimento local e experiência para continuar atuando de forma estratégica e eficiente no mercado. A profissão de corretor permite que mantenham uma vida ativa, com retorno financeiro consistente e a oportunidade de trabalhar com um propósito: contribuir com famílias que buscam realizar o sonho da casa própria. Em Goiás, isso não é diferente, e aqui as pessoas com 60 anos ou mais já representam 13,7% da população”, afirma André Ramos, gestor comercial da MRV, maior construtora da América Latina, em Goiás.
O maior número desses profissionais é reflexo da expansão do setor. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o país encerrou 2024 com aproximadamente 580 mil agentes registrados — 41.650 somente em Goiás —, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O avanço é impulsionado por fatores econômicos, sociais e tecnológicos — incluindo programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida, a facilidade de acesso à profissão, a rentabilidade das comissões e o uso crescente de plataformas digitais e redes sociais, que ampliam as oportunidades de atuação.
“Além da experiência e do conhecimento, a profissão oferece flexibilidade e oportunidade de carreira sólida”, afirma Ramos. O estudo da OLX mostrou que 92% dos corretores atuam somente como agente imobiliário, enquanto 8% se dividem em dois trabalhos. A pesquisa revelou ainda que mais da metade trabalha entre 40 e 44 horas semanais, com uma renda média de R$ 4 mil mensais.
É o caso de Diogo Cirera Filho, de 70 anos, corretor credenciado à MRV em Goiânia (GO). Ele decidiu ingressar no mercado imobiliário ainda bem jovem, com 18 anos, para vender chácaras aos finais de semana. Ao longo da vida, passou por diferentes segmentos, como o de gráfica, de gesso e alimentação, mas encontrou na carreira de corretor uma forma de voltar ao mercado de trabalho, aprender todos os dias e conviver com pessoas de diversas áreas.
“Se você for picado pelo esquema de trabalho, não consegue largar dele. Você fica ali dia a dia e cada vez tentando melhorar. Eu já trabalhei em alguns sistemas de trabalho diferenciados, mas na MRV eu encontrei uma escola completa e que ajuda você a ter mais entendimento na área imobiliária”, conta.
Os agentes 60+ não só vêm crescendo, como já ocupam o segundo grupo etário mais representativo na categoria, atrás apenas da faixa de 35 a 44 anos, com 26% do total.
“É um mercado aberto, seja ele para os mais jovens, muitas vezes até formados em outras profissões. Tem advogados, engenheiros, pessoas da área de administração de empresa. É uma área que tem uma abertura ampla, tanto para a pessoa com mais idade ou os mais novos”, destaca Diogo.
Para André Ramos, corretores mais maduros têm papel estratégico na aproximação com diferentes perfis de clientes e na orientação de famílias que buscam realizar o sonho da casa própria: “A companhia valoriza e incentiva a diversidade etária na profissão. A presença crescente de corretores mais velhos mostra que a corretagem é uma carreira que permite longevidade, valorização da experiência e constante atualização — incentivando que mais pessoas considerem a atividade como uma opção viável e promissora para toda a vida profissional”, conclui o gestor.
Sobre a MRV
Com mais de 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.
Por Katherine Alexandria
- Setor imobiliário impulsiona mercado de trabalho para quem tem mais de 60 anos em Goiás
- EXPOIND 2025: na próxima semana, público terá quatro dias para conhecer a indústria do futuro em Goiás
- Em Goiânia, Prefeito Sandro Mabel participa da entrega de 240 moradias no Residencial Iris Rezende III
- Opus e Partini lançam novo condomínio horizontal de altíssimo padrão na GO-020
- Cuidados paliativos transformam a jornada do paciente com doença grave
—
