Paixão em campo: futebol une colaboradores e inspira criação de liga entre empresas da construção civil em Goiânia
Esporte símbolo da cultura brasileira ganha força entre trabalhadores da Dinâmica e de outras empresas do setor, promovendo integração, saúde e espírito de equipe
O futebol é muito mais do que um esporte no Brasil — ele pulsa como cultura, identidade e paixão que atravessa décadas e gerações, unindo desde o torcedor que vibra no estádio até o atleta de fim de semana. Essa paixão se espalha pelos quatro cantos do país e se reflete, por exemplo, nos 426 clubes amadores registrados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2022, entre os 1.276 clubes ativos em todo o território nacional — um número que cresce a cada ano, impulsionado pelas competições regionais e pela valorização do esporte comunitário.
Foi movido por esse amor ao futebol e pela vontade de jogar que, em 2014, nasceu o primeiro time de trabalhadores da Dinâmica Incorporadora, em Goiânia. A equipe surgiu da união de colaboradores da construção civil, como relembra o mestre de obras Jorcilei Silvério de Oliveira, integrante desde a primeira formação, que, na época, atuava como encarregado de obras.
Desde junho deste ano, outros três times foram criados, formados por colaboradores das obras Soft Jardim América, Casa Neo Marista e Envolt Biophilic. Juntos, eles se reúnem todas as sextas-feiras à noite para partidas amistosas, que contam também com o time de Jorcilei, composto por trabalhadores de diferentes frentes de obra da empresa.


A ideia, no entanto, é ir além. Segundo Jorcilei, o objetivo é formar uma Liga de Futebol da Construção Civil, reunindo equipes de diversas empresas do setor. Ele e outros colegas têm incentivado a criação de novos times, de outras construtoras. “Em 2015, conseguimos montar oito times e realizamos um campeonato interno. Foram mais de 20 jogos, entre fases classificatórias, quartas de final, semifinal e final. Foi muito legal e marcante para todos nós”, relembra o mestre de obras.
As partidas acontecem em um campo particular no Setor Parque Amazônia, com custos divididos entre os próprios jogadores, incluindo a taxa de arbitragem, conduzida por um juiz federado. Recentemente, os times da Dinâmica ganharam novos uniformes patrocinados pela empresa, o que reforçou ainda mais o entusiasmo entre os participantes. “Todos estão muito animados. Os jogos e o campeonato são uma forma importante de integração entre os colaboradores, aproximando profissionais de diferentes obras e até de outras empresas. O esporte proporciona isso — união, alegria e companheirismo”, avalia Jorcilei, destacando o principal ganho da iniciativa.
Por Mariana Clímaco
- Novembro Roxo: tecnologia e carinho aliados pela vida dos bebês prematuros
- Paixão em campo: futebol une colaboradores e inspira criação de liga entre empresas da construção civil em Goiânia
- Entenda a ginecomastia masculina, aumento mamário em homens é mais comum — e complexo — do que se imagina
- Prefeito de Pirenópolis destaca chegada de investimento que promove a preservação da cidade
- Justiça do Rio suspende falência da Oi decretada dias antes por juíza
