Secretaria da Saúde de Goiás: Saúde na Praça reforça prevenção a doenças do aparelho digestivo
Ação promoverá orientações à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo
(Foto: SES-GO)
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) antecipa, para esta quinta-feira (23/05), a celebração do Dia Mundial da Saúde Digestiva, celebrado em 29 de maio, com mais uma edição do projeto Saúde na Praça.
A ação, que vai ocorrer entre 07 e 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, promoverá orientações à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
Para esta edição, a equipe da unidade do Governo de Goiás preparou um túnel que simulará um intestino gigante. Também vão ser ofertados serviços gratuitos de orientações médicas e multiprofissionais, com enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos.
AVANÇO TECNOLÓGICO PERMITE TRATAMENTO PRECOCE
Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população mundial sofre de algum tipo de problema intestinal, e 90% não procuram orientação médica e se automedicam.
Uma das doenças mais graves é o tumor gastrointestinal, tipo de câncer que se desenvolve no sistema digestivo e pode afetar esôfago, estômago, fígado, intestino delgado, intestino grosso e reto.
A chefe do serviço de gastroenterologia do HGG, a médica Maira Costa Cabral explica que as doenças começam na parede dos órgãos junto às camadas musculares.
Entre as principais enfermidades gastrointestinais está o câncer de cólon e reto. A especialista ainda alerta sobre a necessidade de consultas periódicas e realização dos exames de endoscopia e colonoscopia a partir dos 45 anos.
“A realização desses exames é imprescindível para a investigação de lesões pré-malignas e o avanço tecnológico permite o tratamento precoce de lesões antes delas se transformarem em lesões malignas, são alternativas significativas para a saúde do aparelho digestivo”, explica.
APARELHO DIGESTIVO
O aparelho digestivo é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Já os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais nunca entram em contato direto com o alimento, mas produzem ou armazenam secreções que passam para o tubo digestivo, auxiliando na decomposição química do alimento.
Qualquer problema existente em todo esse processo, como infecções e maus hábitos alimentares, podem causar doenças e tumores na região. Os tumores de estômagos, inclusive, estão entre os mais incidentes no Brasil – é o quarto mais comum entre homens e o sexto, entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
SAÚDE NA PRAÇA
O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017, com ações mensais organizadas pela equipe médica da unidade administrada pelo Idtech.
O objetivo é promover ações de conscientização, prevenção de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos pela tenda da saúde do HGG são gratuitos.
SERVIÇO
Assunto: Saúde na Praça – Dia Mundial da Saúde Digestiva
Data: quinta-feira, 23 de maio de 2024
Horário: das 7h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, no Setor Oeste, em Goiânia
Secretaria da Saúde de Goiás
- Como utilizar materiais alternativos na educação física?
- Educação: biografia de mulheres perseguidas ensina sobre a ditadura militar
- Programação em janeiro terá shows e ofertas especiais na Choperia Boulevard
- Humorista Murilo Couto vem a Goiânia em janeiro
- Mercado de Trabalho: Iafas abre 116 oportunidades de emprego e estágio em empresas de Goiânia e região metropolitana