Conheça os impactos do reconhecimento facial
Segundo especialista, apesar de facilitar o acesso a aplicativos, tecnologia reproduz preconceitos
O reconhecimento facial está cada vez mais presente do dia a dia as pessoas, com a promessa de otimizar processos comuns, como o embarque no aeroporto, acesso a estádios de futebol, portarias de prédio e ao transporte público, além de facilitar a utilização de aplicativos de banco. A tecnologia também tem sido usada em multidões para identificar fugitivos ou pessoas em conflito com a lei, fato que ainda é alvo de debates.
Por Atrás da Moita Filmes (instituto Claro)
“Uma desvantagem é que por ser uma tecnologia automatizada, ela é baseada em dados que podem ser enviesados porque são compostos majoritariamente por homens brancos ocidentais. Isso faz, muitas vezes, a tecnologia errar. Mulheres, negros, asiáticos, crianças, esses públicos têm taxas de erro muito elevadas no reconhecimento enviesado”, alerta a coordenadora de pesquisa, privacidade e vigilância no InternetLab, Bárbara Simão.
Veja também nessa entrevista as vantagens dessa tecnologia – como o acesso fácil a aplicativos por idosos e pessoas com deficiências – e o processo de regulamentação.
Fonte: institutoclaro.org.br
- Aviva neutraliza 100% das emissões de carbono de seus três destinos
- Goiânia está entre as 10 cidades mais relevantes no segmento do turismo de negócios
- Mesma profissão: sancionada lei que equipara carreiras de geologia e engenharia geológica
- Publicado edital de seleção para 34 vagas temporárias na Sead
- PT pede arquivamento de Projeto de Lei que anistia condenados pelo 8/1