7 de setembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

ArtigosDireito e cidadaniaEducação e pesquisaNoticia, Política e Governo

Sala de aula: 4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

Colaboração mútua é a palavra-chave que deve pautar a relação entre escola e família, sendo essa parceria assegurada pelas leis que organizam a educação no Brasil.

Por Leonardo Valle (Instituto Claro)

 De um lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reconhece a importância de ambas no processo educativo. Do outro, a Constituição Federal assegura a participação da família na educação dos filhos.

Esse caráter coletivo da educação beneficia o desenvolvimento integral dos estudantes. A escola, ao envolver a família nos processos pedagógicos, consegue identificar necessidades específicas de cada aluno para, assim, promover um ambiente educacional que seja estimulante e inclusivo.  Já uma família que participa da educação dos seus filhos pode compreender o contexto escolar e contribuir de maneira mais efetiva para o aprendizado deles.

Conheça quatro livros que abordam os benefícios e desafios dessa parceria entre família e escola.

Guia para família parceira da escola no pós-pandemia

Guia para família parceira da escola no pós-pandemia

Roberta Bento e Taís Bento, Editora Ping-Pong, 2023

A publicação fornece aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes em idade escolar dicas práticas para melhorar o envolvimento e a motivação dos filhos na escola e nos estudos. As estratégias sugeridas são baseadas em pesquisas recentes sobre motivação para os estudos e aprendizagem, além da experiência de mais de 40 anos das autoras na área da educação. O livro adota uma linguagem simples e direta, facilitando a aplicação das estratégias no cotidiano corrido das famílias.

Família e escola_interações densas e tensas

Família e escola: interações densas e tensas

Maria Luiza Canedo, Editora Appris, 2018

Famílias e escolas enfrentam desafios na educação de crianças e adolescentes, em uma relação complexa, porém fundamental. Novos padrões familiares da sociedade contemporânea trazem debates inéditos para a escola. Esta, por sua vez, é desafiada por alunos reconhecidos como sujeitos de direitos, influenciada pelas famílias e observada pelo Estado, o que a faz repensar seu papel. Dentro desse panorama, o livro busca reunir experiências para escutar ambas as partes, identificando suas capacidades e limitações, promovendo o diálogo e a cooperação para uma interação que beneficie a educação compartilhada das crianças e dos adolescentes.

Relação escola e família_Diálogos interdisciplinares para a formação da criança

Relação escola e família: Diálogos interdisciplinares para a formação da criança

Luciana Maria Caetano e Solange Franci R. Yaegashi (org.), Editora Paulinas, 2014

Este livro propõe-se a explorar a relação entre escola e família e sua influência na formação integral da criança, abordando temas relevantes como violência doméstica, alienação parental, depressão, sexualidade, aprendizagem e desenvolvimento infantil, transtorno de ansiedade, bullying, afetividade e o papel do brincar. Com uma linguagem acessível, tem como objetivo promover uma compreensão mútua entre esses dois agentes educativos, capacitando-os a colaborarem efetivamente no processo educacional das crianças.

Família e escola_o que dizem as crianças

Família e escola: o que dizem as crianças?

Denise da Silva Maia, Editora Appris, 2022

Neste trabalho, são exploradas as percepções e significados que as crianças atribuem à família, à escola e à interação entre ambas. A abordagem é fundamentada na escuta atenta das vozes das crianças e na análise de suas escritas e desenhos, muitas vezes negligenciados e silenciados, sobre assuntos que lhes são pertinentes. As crianças interpretam e tentam dar significado às suas experiências, absorvendo informações do mundo adulto e reinterpretando-as de acordo com sua própria compreensão.

Veja mais:

Em conselho de classe participativo, escola e família se unem pelo sucesso do estudante

Como potencializar a reunião de pais e mestres?

Para incluir alunos, escolas trocam “Dia das Mães” pelo “Dia da Família”

10 livros para crianças sobre diversidade de arranjos familiares

Fonte: institutoclaro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *