HEMU realiza formatura de colaboradores nos cursos Lean Six Sigma
A aplicação do projeto Lean na unidade do Governo visa otimizar os processos internos e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos pacientes
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realizou, no dia 24 de julho, a solenidade de formatura dos 32 colaboradores que participaram dos cursos Yellow Belt e Green Belt. Essas formações são parte integrante do projeto Lean, implementado na unidade em janeiro deste ano em parceria com a empresa Eficiência Hospitalista.
Os formandos receberam seus certificados das mãos de Laryssa Santa Cruz, diretora-geral do Hemu e do IGH – regional; de Alex de Paula Okamura, consultor da Eficiência Hospitalista; e de Michele Silveira, gerente de Qualidade Corporativa do IGH em Goiás.
Os cursos foram divididos em duas turmas: Yellow Belt, focado no conhecimento da metodologia Lean Six Sigma; e Green Belt, que capacita os participantes a praticar melhorias usando ferramentas e técnicas específicas. “Nossa experiência aqui no Hemu foi ótima! Um time com muita força de vontade, determinação e participativo. Agora é só continuar a prática dos conhecimentos”, pontuou Alex.
“A gente fica muito feliz de conseguir trazer um projeto dessa magnitude, principalmente porque estamos em uma área de saúde pública em que devemos tratar todos os recursos com muita sensatez, com todo o cuidado. É um ganho muito grande para a unidade, conseguir ter acesso a uma ferramenta que capacita ainda mais as pessoas que estão aqui desenvolvendo as suas atividades, com foco em demandas específicas como redução de desperdício, redução de processos internos e a gente já consegue ver na prática bons resultados nos nossos indicadores”, destacou a diretora-geral Laryssa.
Os formandos ressaltaram a contribuição dos treinamentos para a melhoria dos processos e solução de problemas. “O curso foi extremamente importante para aprimorar os conhecimentos, principalmente em relação à gestão, à organização do fluxo e o trabalho dentro da unidade de saúde. Então, ele foi primordial para reabilitar e reorganizar tudo o que já aprendemos ao longo do tempo”, avaliou a enfermeira Wanda Carvalho, que participou do Yellow Belt.
“Essa formação nos capacita a implementar soluções práticas e eficazes para resolver os obstáculos identificados. Utilizando as ferramentas e modelos estratégicos aprendidos durante o treinamento, teremos uma sensibilidade maior para entender a raiz dos problemas, permitindo-nos elaborar e executar planos adequados para solucioná-los de forma eficiente”, analisou Michele, que participou da turma do Green Belt.
Projeto Lean
O principal objetivo do projeto Lean é a redução de desperdícios e a geração de valor, contribuindo significativamente para a sustentabilidade do sistema de saúde. A Eficiência Hospitalista, especializada em soluções hospitalares, conduziu os cursos ao longo de seis meses. Durante este período, os colaboradores receberam conhecimento e experiência na implantação de indicadores, melhoria de processos e análise de dados, elementos fundamentais para alcançar resultados eficientes e sustentáveis.
A cerimônia de formatura simboliza um marco importante na jornada do Hospital Estadual da Mulher em direção à excelência operacional e à sustentabilidade. A aplicação dos princípios Lean, além de otimizar os processos internos, vai melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
Marilane Correntino (texto e fotos)
- Como utilizar materiais alternativos na educação física?
- Educação: biografia de mulheres perseguidas ensina sobre a ditadura militar
- Programação em janeiro terá shows e ofertas especiais na Choperia Boulevard
- Humorista Murilo Couto vem a Goiânia em janeiro
- Mercado de Trabalho: Iafas abre 116 oportunidades de emprego e estágio em empresas de Goiânia e região metropolitana