HEMNSL celebra o Agosto Dourado com atividades em prol da amamentação
Este ano, o tema da campanha foca em ações que contribuam para reduzir a desigualdade da amamentação, com foco nos grupos vulneráveis
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), pioneiro em Goiás a receber e sustentar o título de Hospital Amigo da Criança desde 1999, promoveu nos dias 6 e 7 de agosto uma série de ações em celebração ao Agosto Dourado. A campanha deste ano, que traz o tema “Amamentação: Apoie em todas as situações”, foi marcada por atividades organizadas pelos setores de Fonoaudiologia, Serviço Social e Diretoria da unidade.
No primeiro dia, 6 de agosto, a fonoaudióloga Marilene Bueno conduziu uma palestra na recepção do hospital, abordando a importância do aleitamento materno, os benefícios da amamentação para a saúde do bebê e da mãe, e a relevância de uma rede de apoio estável para as mães lactantes. Durante a ação, as gestantes receberam fraldas como parte do apoio material oferecido pela maternidade.
Já no dia 7, as atividades se voltaram aos colaboradores da unidade, em um encontro realizado no auditório. Marilene Bueno destacou a importância de todos incentivarem o aleitamento materno, reforçando o papel dos profissionais da saúde nesse processo. A participação do pastor Kárley Guilarde trouxe um momento de reflexão, destacando o cuidado fundamental que os profissionais da maternidade oferecem aos bebês e suas mães.
Além disso, um concurso de frases sobre amamentação foi realizado entre os colaboradores, premiando as três melhores colocações. A recepcionista Janaína Rocha conquistou o primeiro lugar com a frase: “Amamentar é um momento único entre mãe e filho, um privilégio, ação olho no olho e pele a pele”. Renata Ribeiro ficou em segundo com: “Amamentação é carinho em forma de toque, mãe e filho. É amor em forma de leite”. O terceiro lugar foi para Dallila Rodrigues, que escreveu: “Amamentar é nutrir o corpo e a alma do bebê, criando laços de amor que durarão a vida inteira”.
A diretora operacional, Flávia Rosemberg, ressaltou a importância do trabalho contínuo de incentivo e orientação sobre a amamentação realizado na maternidade. “Essas ações são fundamentais para o bom desenvolvimento dos bebês e para a redução dos índices de mortalidade infantil, reforçando o compromisso da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes com a saúde e o bem-estar das mães e de seus filhos”, ressaltou a diretora.
Marilane Correntino (texto e fotos)
- CNH: o que é categoria C e o passo a passo de como tirar!
- Prefeitura estabelece procedimentos para credores receberem dívidas municipais
- Transtorno de personalidade narcisista: o que é, sintomas e tratamento
- Novo Vapt Vupt Praça Cívica é aberto ao público
- Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU