HMSS reforça apoio à campanha Agosto Dourado
A unidade de saúde oferece orientação às mães para garantir que todas as crianças tenham acesso ao melhor começo de vida possível
Atento com a promoção da saúde materno-infantil, o Hospital Municipal de São Simão (HMSS), gerido pelo Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória (INSV) desde maio deste ano, reforça seu apoio à campanha Agosto Dourado. A campanha, que em 2024 tem como tema “Reduzindo a Lacuna: Apoio à Amamentação para Todos”, visa promover a amamentação e reduzir as desigualdades, especialmente entre os grupos vulneráveis.
O Agosto Dourado é um evento global que destaca a importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento das crianças. O HMSS tem se empenhado em apoiar e incentivar o aleitamento materno, alinhando-se às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que indicam a prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, seguido do aleitamento complementado até os dois anos ou mais.
Segundo a técnica de enfermagem Elza Aparecida Garcia, com 25 anos de experiência no HMSS, a primeira ação realizada após o nascimento de um bebê na unidade é colocá-lo para mamar. “O leite dos primeiros dias, conhecido como colostro, oferece grande proteção contra infecções. Chamamos o colostro de ‘a primeira vacina’ do bebê, por isso colocamos ele para sugar o peito ainda na sala de parto” explica Elza.
O leite materno é um alimento completo, essencial para o crescimento e o desenvolvimento da criança. “É o alimento que fornece todos os nutrientes necessários até os seis meses de idade. Além de nutrir, o aleitamento materno fortalece o vínculo entre mãe e filho. Favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração. Conforme a criança cresce, o leite materno continua sendo uma importante fonte de proteínas, gorduras e vitaminas, complementando uma dieta saudável”, afirma a nutricionista Elisângela Miranda Santos.
Para Joyce Martins, que teve sua filha Ayla no Hospital, amamentar é fundamental. “É um ato de amor para com a minha filha. Sou grata ao Hospital por toda orientação e acolhimento recebidos”, pontuou. O HMSS segue firme em seu compromisso de apoiar as mães e suas famílias, oferecendo orientação e suporte contínuos para garantir que todas as crianças tenham acesso ao melhor começo de vida possível, com o aleitamento materno.
Sobre o INSV – Criado há mais de 150 anos, a Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – INSV – Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória é uma Organização Social de direito privado, sem fins lucrativos. Com autonomia administrativa e financeira, a instituição tem por objetivo a excelência na execução de contratos de gestão e seus respectivos programas, além de projetos na área da saúde, atuando de forma humanizada, respeitando a ética e o compromisso social. A organização social está presente nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e Goiás; sendo neste estado responsável, desde maio deste ano, pela gestão do Hospital Municipal de São Simão.
CRÉDITO DAS FOTOS: ARQUIVO HMSS
FOTO 01 – Elza Garcia explica que o colostro é ‘a primeira vacina’ do bebê
FOTO 02 – Joyce Martins amamentando sua filha Ayla
- PM-GO: Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
- Prefeitura de Goiânia divulga horários especiais de funcionamento dos Parques Mutirama e Zoológico durante os feriados de final de ano
- Cerca de 1,5 mil objetos esquecidos no Aeroporto de Goiânia são doados à APAE
- Aeroporto de Goiânia deve receber cerca de 305 mil passageiros neste fim de ano
- Saiba como evitar a comilança nas ceias de final de ano