ONS recomenda que Governo Federal volte a adotar o horário de verão no país
Decisão final deve ser anunciada nos próximos dias
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.
Rio de Janeiro (RJ) 19/09/2024 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explica o plano de contingência e a recomendação de adotar o horário de verão Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Alexandre Silveira disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 graças ao planejamento adotado. Por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada.
No entanto, o ministro destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026.
Silveira apontou o horário de verão como uma medida que contribui para a sustentabilidade energética e citou o Canadá como exemplo de outro país que adota o mecanismo.
Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética.
Por Agência Brasil
- Alta temporada de férias impulsiona movimentação no Aeroporto de Goiânia
- Conheça as origens da canjica de milho
- Workshop gratuito de dança convida mulheres a se reconectarem com o corpo
- Dia Mundial do Doador de Sangue: uma única doação pode salvar 3 vidas
- Conflito no Oriente Médio: entenda as origens do conflito entre Israel e Irã