Auditório do MPGO sedia nesta quinta-feira (20/2) a abertura de curso de formação voltado à promoção do cuidado e segurança nas escolas
Curso terá atividades segmentadas por semanas até 27 de março
O auditório do Ministério Público de Goiás (MPGO) sediará nesta quinta-feira (20/2) a abertura da capacitação do Projeto Integra Escola-Saúde: Formação em Rede para Proteção e Cuidado nas Escolas. A atividade inaugural do curso, com palestras, apresentações e estudo de caso, acontecerá das 8 às 18 horas.
O objetivo da formação é capacitar os participantes a prevenir a violência e promover a convivência pacífica nas escolas, por meio da aplicação do fluxograma de integração escola-saúde-assistência social, desenvolvido no âmbito do projeto.
O curso foi segmentado em semanas de atividades presenciais e a distância, com atividades assíncronas gravadas. Além de amanhã, haverá encontros presenciais, na sede do MPGO, nos dias 12 de março (das 8 às 18 horas) e 27 de março (das 14 às 18 horas).
Já os conteúdos on-line serão fornecidos, de modo intercalado e complementar aos encontros presenciais, entre os dias 24 de fevereiro e 11 de março; 17 e 23 de março e 24 e 27 de março. Confira aqui a programação de amanhã.
A realização da formação é uma iniciativa da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPGO, das Áreas de Educação e Saúde do Centro de Apoio Operacional, da Escola Superior (Esump), da Prefeitura de Goiânia, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Acesse aqui o programa de capacitação na íntegra.
Saiba mais sobre o projeto
O Projeto Integra Escola-Saúde foi desenvolvido pelo Comitê Interinstitucional de Proteção e Cuidado nas Escolas, coordenado pelo MPGO e integrado pelo Município de Goiânia e outras instituições. Ele foi aplicado como piloto no município de Piracanjuba, em agosto de 2023. Atualmente, está na fase de extensão ao Município de Goiânia e, posteriormente, será ampliado para os demais municípios, o que motivou a estruturação da capacitação para as redes de ensino, saúde e assistência social. O foco do projeto é a prevenção da violência nas escolas.
O curso formatado é voltado a integrantes do MPGO e das redes de ensino estadual, municipal e privada de Goiânia e Piracanjuba (professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, equipes multidisciplinares e servidores), profissionais de saúde (APS, Vigilância em Saúde, CAPS, PSE e outros) e de assistência social (Creas, Cras, Conselho Tutelar e CMDCA e outros órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente). Também devem participar integrantes dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação e Saúde, psicólogos e assistentes sociais da Rede Estadual de Educação (Ouvir e Acolher), articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE) e mediadores de inclusão da Região Metropolitana de Goiânia.
As inscrições para a formação continuam abertas no site do MPGO (acesse aqui). A Esump informa que, ao final da capacitação, haverá certificação de 40 horas-aula às (aos) participantes com frequência igual ou superior a 75% da carga horária e aproveitamento igual ou superior a 7 na avaliação da aprendizagem.
Assessoria de Comunicação Social do MPGO, a partir de informações da Esump – Arte: Arthur Henrique Stival/Coordenação de Editoração Esump
- Dia dos Animais: Pets conquistam cada vez mais direitos e hoje são reconhecidos como membros da família
- Lipedema: Quais alimentos evitar no tratamento?
- Setor Central volta a receber lançamentos imobiliários
- Redemocratização: há 40 anos, Sarney assumia a presidência do Brasil
- Reborda com as Muié será realizado no domingo, 16/3