Banco de Sangue do Hugol precisa com urgência de doações dos tipos O negativo, A negativo e B negativo
As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h
Os tipos sanguíneos mais necessários são O negativo, A negativo e B negativo.
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) alerta a população para a situação crítica do estoque da unidade neste mês de janeiro. Atualmente, os tipos sanguíneos mais necessários são O negativo, A negativo e B negativo, com um déficit de aproximadamente 150 bolsas em relação ao volume considerado seguro para o atendimento assistencial.
(Foto: Divulgação/Hugol)
De acordo com o supervisor do Banco de Sangue do Hugol, Wilson Moreira, o início do ano costuma ser marcado por uma redução no número de doações de sangue. Segundo ele, esse cenário está relacionado ao período de férias, quando muitas pessoas viajam ou acabam adiando a ida aos hemocentros, ao mesmo tempo em que a demanda hospitalar se mantém elevada.
O supervisor explica ainda que o aumento da demanda transfusional pressiona diretamente os estoques e pode comprometer a agilidade no atendimento de casos graves. De acordo com Wilson Moreira, durante o período chuvoso há maior ocorrência de acidentes de trânsito, o que se soma ao elevado consumo de bolsas de sangue da unidade, especialmente em função da realização de cirurgias cardíacas, tornando essencial o reforço imediato do estoque.
Doar sangue é um gesto simples que pode representar a diferença entre a vida e a morte para quem está internado. O ato é seguro, rápido e feito com todo o cuidado. Todo o material utilizado é descartável, garantindo total segurança e sem qualquer risco de contaminação para o doador. Um pequeno gesto que salva vidas e faz toda a diferença.
Critérios para doação de sangue
Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que sejam respeitados os critérios para proteção tanto do doador quanto do receptor. São eles:
– Estar saudável;
– Não estar gripado, resfriado ou febril;
– Ter acima de 50 quilos;
– Ter entre 18 e 69 anos;
– Estar descansado e alimentado. Evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação;
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de 1 ano;
– Não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
– Não estar em uso de antibióticos e antifúngicos. Caso tenha feito uso, aguardar 14 dias após o término para realizar a doação;
– Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como: Sífilis, Hepatite B ou C, Hepatite A (após os 11 anos), HIV, HTLV, Doença de Chagas;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3995-5400 ou pelo WhatsApp: (62) 3995-5400.
Contato:
Bruna Ferreira: (62) 994721501
Por Comunicação Hugol
- Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia contratação de até 1,8 mil médicos para saúde de Goiânia
- Ilha Pirata transforma férias em aventura no Araguaia Shopping
- Concurso Público Nacional Unificado (CNU2): resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
- Da moda ao arrependimento: remoção de tatuagem cresce e revela nova relação com a estética
- Férias: atração Insetos Kids chega ao Buriti Shopping
