Café mineiro ganha coração dos goianos e cafeterias se tornam redutos na capital de Goiás
Com cafés especiais vindos direto da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, cafeteria em Goiânia oferece um cheirinho da cultura mineira aliando o sabor do premiado café a lanches típicos
O gosto pelo café entre os brasileiros já ganhou fama mundial. Não é por acaso que somos o segundo país que mais consome a bebida no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. O País também é o maior produtor do mundo, com uma produção total estimada em 58,81 milhões de sacas, o que equivale a 33,3% da produção mundial prevista para a safra mundial de café para o ciclo 2024-2025 que é de 176,2 milhões de sacas, segundo dados do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café.


E entre as especiais terras brasileiras, uma ganhou notoriedade na produção de cafés e se encontra no sul do Estado de Minas Gerais: a Serra da Mantiqueira. Ela é a primeira região do país a conquistar o selo Indicação de Procedência (I.P) e o selo Denominação de Origem (D.O). O café mineiro se tornou uma tradição na região e está ganhando cada vez mais espaço nas xícaras de outras regiões e até internacionais. Uma das cafeterias que decidiu levar esse sabor e aroma mineiro para outros estados é a Cheirin Bão, uma franquia especializada na bebida e gastronomia mineiras.
A cafeteria caiu no gosto dos goianos e já tem várias unidades na capital de Goiás, atraindo o público para desfrutar um cantinho em Goiânia com cheiro e sabor mineiro. A empresária goiana Gabriella Zanella, trouxe para a cidade uma unidade da Cheirin Bão Cafeteria e Empório Mineiro. A unidade fica instalada no Jardim Goiás Mall e serve cafés especiais, sempre bem acompanhados pelos tradicionais sanduíches mineiros, especialmente os servidos no pão de queijo.

Com uma arquitetura rústica e ambiente acolhedor que remete à cultura mineira, a casa oferece cafés especiais, sanduíches, sobremesas e tem um empório com doces e outros itens típicos. E, segundo a empresária, os cafés especiais são a vedete da casa, atraindo degustadores de toda a cidade. Para acompanhar, entre as opções, um sanduíche no pão de queijo ou no waffles de pão de queijo arrematam o sabor com a cultura mineira.
“Trabalhamos com grãos especiais que têm sabor único e proporcionam uma experiência sensorial agradável e inigualável. Aliamos essa experiência com lanches criados a partir de sabores tipicamente mineiros como o sanduíche feito na baguete de pão de queijo, com pernil suíno; ou o sanduíche feito no waffles de pão de queijo com recheios variados, que é mais vendido na franquia em Goiás”, destaca ela.

Ela explica que a casa utiliza o café arábica com torra média do café, ideal para destacar corpo e doçura. “Na Cheirin Bão sempre trabalhamos com os cafés em torra média e em grãos. Moemos na hora, pois assim conservamos os aromas e sabores do café. Oferecemos quatro tipos de café, sendo um tipo com notas de frutas amarelas e mel, com acidez cítrica; outro com notas frutadas, corpo sedoso, acidez delicada e finalização doce, os microlotes cada um com um sensorial diferente e mais delicado, e o Café Moca, que é o mais vendido, pois tem um perfil sensorial que destaca notas de chocolate, corpo mais doce e baixa acidez”.
LEIA TAMBÉM:
- Prefeitura de Goiânia anuncia retorno das cirurgias cardíacas infantis pelo SUS
- Hotel Sol Grand Premium é eleito um dos melhores all-inclusive do Brasil e da América do Sul pelo Travellers’ Choice 2025 meses após renovação
- Semad faz intervenção no lixão de Padre Bernardo para controlar danos ambientais
- Agência Goiana de Defesa Agropecuária fiscaliza comércio ambulante de mudas em Anápolis
- Famílias encolhem e demanda por imóveis compactos cresce