10 de julho de 2025
Meio ambienteNoticia, Política e GovernoShows e EventosTV, Cinema, Rádio e Teatro

Caminho das Areias, de Auriovane D’Ávila, leva poesia visual ao Fica 2025

Mostra celebra 32 anos de trajetória do artista e propõe imersão sensorial na arte feita com areia natural, unindo expressão estética e consciência ambiental

O artista visual Auriovane D’Ávila, conhecido como “O Mago das Areias”, apresenta a exposição Caminho das Areias – 32 anos de trajetória”, no Sesc Vila Boa, como parte da programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025). A mostra celebra mais de três décadas de dedicação à arte feita com areia natural e promove uma imersão sensorial na conexão entre criatividade e meio ambiente.

O Fica acontece na cidade de Goiás até este domingo, dia 15, com uma programação totalmente gratuita que envolve mostras competitivas, oficinas, fóruns, exposições, gastronomia e atrações culturais.

Concebida como uma experiência envolvente, a exposição leva o público a percorrer as várias fases da carreira do artista, desde os primeiros traços até o domínio absoluto de sua técnica única. Cada espaço convida o visitante a sentir e refletir, explorando texturas, tons e formas construídas a partir das areias coletadas de maneira consciente.

O trabalho de Auriovane se destaca não apenas pela estética, mas pela mensagem ambiental. Suas obras são feitas com areias naturais coletadas de forma sustentável, com respeito ao ecossistema do Cerrado, bioma brasileiro, que o artista ajuda a preservar com seu olhar atento e atuação responsável.

Mais do que contemplar quadros, o público é convidado a vivenciar um “caminho” artístico e poético, onde a terra fala por meio da arte. Ao eternizar a essência da natureza em suas composições, Auriovane propõe uma pausa para reflexão sobre legado, pertencimento e preservação.

A exposição “Caminho das Areias” fica aberta ao público até domingo, das 9h às 20h, no Sesc Vila Boa, com entrada gratuita.

Sobre o festival

Consolidado como um dos mais importantes festivais de cinema e meio ambiente da América Latina, o Fica 2025 acontece até domingo, 15 de junho, na cidade de Goiás, com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”. A programação gratuita contempla mostras competitivas de cinema, oficinas, atrações culturais, atividades ambientais, sessões infantis, shows musicais, além de fóruns e debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional.

O evento é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

O festival conta ainda com a cooperação de diversas instituições, entre elas: a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), MapBiomas, The Nature Conservancy Brasil, Unesco, Museu do Índio (Funai), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Participam também as Secretarias de Estado da Educação; do Desenvolvimento Social; da Saúde, Esporte e Lazer; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além do apoio do programa Goiás Social, Sesc Goiás, Saneago, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado de Goiás, Instituto Federal Goiano e da Prefeitura da cidade de Goiás.

A cobertura de imprensa oficial do Fica 2025 será realizada pelas emissoras TV Anhanguera, TV Brasil Central, TV UFG e Canal Saúde (Fiocruz).

Fotos: Secult Goiás

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura- Governo de Goiás 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *