Implantação da Farmácia Mobile automatiza dispensação, diminui erros e corta consumo de papel em 67%
A Farmácia Hospitalar do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) deu um passo importante rumo à modernização dos processos assistenciais, com a implantação da Farmácia Mobile, um sistema de dispensação automatizada que utiliza leitor de código de barras para organizar e liberar medicamentos e materiais médico-hospitalares.
A iniciativa foi implementada pela unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), após a identificação de oportunidades de melhoria na rotina da farmácia central, especialmente no tempo de montagem dos kits dispensados a cada 12 horas para os setores assistenciais. Antes, todo o processo era manual, o que aumentava a possibilidade de atrasos, divergências na dispensação e alto consumo de papel para impressão de prescrições.
Segundo a supervisora de farmácia, Luanda Cristina Silva Novais dos Santos, o cenário exigia mudanças. “A montagem manual dos kits apresentava riscos de atrasos, divergências e desperdícios. Com o leitor de código de barras mobile, automatizamos o processo e melhoramos a segurança, a agilidade e o controle dos itens dispensados”, explicou.
Para entender a transformação pela qual a farmácia do Ceap-Sol vem passando, é preciso observar a rotina anterior. A prescrição médica de cada paciente era dividida em dois turnos de 12 horas, respeitando os horários dos medicamentos e o fluxo de trabalho da enfermagem. Essa divisão também visava minimizar devoluções decorrentes de altas médicas, óbitos ou ajustes terapêuticos ao longo do dia.
Além disso, qualquer medicação extra, como analgésicos prescritos para dores momentâneas, gerava uma nova impressão. Assim, cada paciente internado podia demandar ao menos duas impressões diárias, todas descartadas após o uso, o que gerava elevado consumo de papel.
Fluxo digitalizado
Com o novo sistema, todo o fluxo foi digitalizado. Agora, o prontuário prescrito pelo médico é recebido pela farmácia em um dispositivo semelhante a um smartphone resistente, desenvolvido especificamente para uso hospitalar, equipado com leitor de código de barras. O profissional separa os itens e, por meio da leitura, o sistema confere a prescrição, atualiza o estoque e organiza o kit destinado ao paciente.
O ciclo de melhoria iniciado no começo de outubro já demonstra resultados consistentes, especialmente na eficiência da montagem dos kits. A medição mais recente confirma a manutenção desse desempenho, com nova redução no tempo total de montagem e ganho de produtividade próximo de 50%.
Além da agilidade, outros indicadores também apontam avanços: houve redução nos erros de dispensação, cuja meta é chegar a apenas 5%, e significativa economia no uso de papel A4, estimada em 67% de redução.
Com o ganho de eficiência, agilidade e segurança, a unidade estuda inclusive a possibilidade de ampliar a frequência da dispensação dos kits – atualmente realizada a cada 12 horas – para intervalos menores, como a cada quatro horas. Essa mudança reduziria ainda mais os estoques nos setores assistenciais e diminuiria o risco de perda de medicamentos em caso de altas ou alterações terapêuticas.
Dispensação segura
Com o novo sistema, a prescrição realizada pelo médico no computador é automaticamente transferida para o dispositivo mobile utilizado pela equipe da farmácia. O leitor confere cada item por meio do código de barras, assegurando que o medicamento ou material corresponda exatamente ao que foi prescrito para cada paciente.
Ao final da verificação, uma etiqueta com o nome do paciente, horários e itens prescritos é impressa e anexada ao kit, que segue para a enfermagem já organizado e devidamente identificado. “Todo o processo passa a ser automatizado. O leitor realiza a conferência, elimina divergências e agiliza o trabalho da equipe. Para a enfermagem, o ganho também é enorme, porque os kits chegam prontos, separados e identificados conforme cada paciente”, destaca Luanda Cristina.
A supervisora adianta ainda que novos projetos de inovação tecnológica estão em desenvolvimento, com foco em ampliar a eficiência, a segurança e a qualidade dos processos assistenciais da unidade.
Sobre o CEAP-SOL
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) foi fundado em 1995, inicialmente voltado ao acolhimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA). Posteriormente ampliou sua atuação para o atendimento de outras doenças infectocontagiosas. A unidade, que detém a certificação de Acreditação Hospitalar ONA III oferece cuidados integrados, que abrangem hospedagem temporária, internação hospitalar de longa permanência e atendimento ambulatorial especializado, com a missão de cuidar e salvar vidas, promovendo a autonomia e a reintegração social dos usuários.
Com uma estrutura única no país e atendimento personalizado, o CEAP-SOL conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde especializados. Essa abordagem garante cuidado contínuo e humanizado, atendendo às necessidades clínicas e funcionais dos pacientes, excelência assistencial, eficiência operacional e altos índices de satisfação pelo usuário.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 25 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad desde 2012 e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade desde 2013.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Comunicação Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL)
- Beleza silenciosa: por que a técnica russa de manicure virou desejo entre as mulheres mais exigentes
- 6 dicas para ter motivação nos estudos
- Prefeitura de Goiânia alerta população sobre cuidados para prevenção e combate ao Aedes aegypti
- Prêmio Goiás Aberto para Inteligência Artificial (GO.IA) distribui R$ 1 milhão em prêmios
- Correios aprovam demissão voluntária e fechamento de agências